Editais abertos: Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas com Bolsas de Estudo

21/11/2023 14:55

O Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas da Universidade Federal de Santa Catarina (Pós-ECM/UFSC), campus Joinville, está com inscrições abertas para mestrado com ingresso no primeiro semestre de 2024. Os candidatos devem se inscrever através do Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação até 2 de fevereiroSão disponibilizadas 52 vagas. Dessas, serão asseguradas até 11 vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas e cinco vagas do total de vagas para pessoas com deficiência. Além disso, o programa está oferecendo bolsas para alunos regularmente matriculados. As inscrições são realizadas através do e-mail , com toda a documentação anexada em um único e-mail até 20 de fevereiro.

O programa está organizado em três áreas: Fenômenos de Transporte; Materiais e Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia. A avaliação de candidatos para mestrado envolve índice de aproveitamento probatório no curso de graduação, produção intelectual, atividades acadêmicas/profissional, disciplinas cursadas e aprovadas ou validadas pelo Pós-ECM; carta de recomendação de acordo com o padrão definido pelo Pós-ECM e tempo de dedicação. O edital e mais informações está disponível através do link.

A Pós-graduação oferece duas bolsas de mestrado FAPESC e uma bolsa CAPES, sendo uma das bolsas reservada aos estudantes que ingressaram no Pós-ECM por meio de política de ações afirmativas. A seleção para as bolsas envolve o histórico da graduação emitido pela instituição de origem do candidato, histórico da pós-graduação emitido no Pós-ECM da UFSC ou pela instituição de origem do candidato (caso haja) e currículo Lattes atualizado com a documentação comprobatória.

Mais informações no site do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas.

Tags: MestradoMestrado gratuitoPós-ECMpos-graduação