Portal UFSC Joinville
  • Alunos do Projeto Resgate desenvolvem veículos de locomoção ecológica em ação da equipe Fórmula CEM, da UFSC Joinville

    Publicado em 21/10/2021 às 09:39

    Estudantes da UFSC Joinville, que fazem parte de organizações estudantis, estão atuando em parceria com o Projeto Resgate, projeto social realizado em Joinville, que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação.

    Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram diversas atividades. Você poderá conhecer o trabalho desenvolvido por cada uma, por meio de uma série de quatro matérias, publicadas no site do Campus. Esta semana, vamos conhecer as ações conduzidas pelo Fórmula CEM, equipe que projeta e constrói modelos de veículos do tipo Fórmula-SAE, com motores a combustão (IC) e elétrico (EV), para participar dos eventos de competição estudantil que são promovidos pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil. 

    A equipe participa do Projeto Resgate desde 2019, por meio de diferentes atividades dentro da temática educação. A cada ano, uma turma diferente de alunos é acolhida pelo Fórmula, que promove ações na área de “Introdução à Engenharia Automotiva”. 

    Nesta edição de 2021, os encontros estão sendo conduzidos em ambientes virtuais e presenciais, nos quais os membros da Equipe compartilham conceitos, curiosidades, experiências e oferecem atividades práticas aos alunos, trabalhando com a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).

    No dia 09 de outubro, ocorreu o primeiro encontro presencial que contou com 11 crianças, com idade de 06 a 11 anos, e 4 voluntários do Fórmula CEM. Foi proposto às crianças que escolhessem e construíssem algumas maquetes de locomoção ecológicas (EcoCar) que eles mesmos projetaram durante os encontros on-line, agrupando-se em equipes e fazendo utilização de materiais recicláveis. O objetivo do projeto EcoCar é incentivar os alunos a desenvolverem sua criatividade e pensamento estratégico, seguindo todos os passos de desenvolvimento até um protótipo conceitual.

    Entre os protótipos que se destacaram, está o de uma aluna que havia percebido um alto desperdício de água na limpeza de ônibus urbanos. Para solucionar o problema, ela planejou um ônibus adaptado com um reservatório para captar água da chuva durante os trajetos diários. Assim, a própria água captada pelo veículo poderia ser utilizada na limpeza da frota.

    A parceria de equipes de estudantes da UFSC Joinville com o Projeto Resgate beneficia tanto as crianças participantes quanto os graduandos. Ellen Mayumi Miyake da Silva, aluna da quarta fase de Engenharia Automotiva, comenta que as ações desenvolvidas com o Projeto a ajudaram a desenvolver habilidades como oratória, poder de argumentação, bem como organização, devido à necessidade de estruturar ideias e planejar aulas. A “formuleira”, como são chamados os estudantes envolvidos nos projetos Fórmula, destaca ainda outros aprendizados: “Manter o comprometimento com os alunos me fez crescer tanto na vida profissional como na pessoal. Ter a oportunidade de compartilhar o conhecimento que adquiri na área, com as crianças que se inscreveram voluntariamente na turma de Introdução à Engenharia, não tem preço!”.

    Encerramos hoje, com a Equipe Fórmula CEM, a série de matérias sobre as atividades desenvolvidas por equipes de competição e o Projeto Resgate em Joinville. Para conferir as publicações anteriores, acesse os links abaixo:

    Equipe do Barco Solar Babitonga desenvolve atividades para alunos do Projeto Resgate

    Equipe Eficem da UFSC Joinville ensina tecnologia de veículos elétricos aos alunos do Projeto Resgate

    PET-EMB, da UFSC Joinville, apresenta o universo da Cultura Maker a alunos do Projeto Resgate

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Processo de Soldagem Plasma (PTA): nova tecnologia disponível no Laboratório de Tecnologia da Soldagem (LTS), da UFSC Joinville

    Publicado em 18/10/2021 às 12:45

    A partir deste mês de outubro, o Laboratório de Tecnologia da Soldagem (LTS), da UFSC Joinville, passa a contar com um novo equipamento para Processo de Soldagem Plasma (PTA). Dentre as possibilidades que este equipamento traz, destacam-se a soldagem Plasma Pó (PTA-P) e Plasma com alimentação de arame (PTA-A). Esta tecnologia super moderna está disponível em poucos laboratórios no país, sendo o LTS o segundo laboratório de Santa Catarina a disponibilizá-la.

    O professor Tiago Vieira da Cunha, supervisor do LTS, explica que neste método de soldagem ocorre o depósito de um material sobre uma superfície, sendo muito utilizado na indústria para a aplicação de um material de maior resistência, sobre outro, de maior potencial corrosivo. Dessa forma, máquinas e tubulações, por exemplo, podem ser construídas com materiais mais baratos e resistentes mecanicamente, recebendo, por meio da soldagem Plasma Pó, a aplicação do material mais resistente apenas nas áreas em que o objeto estará em contato com o meio que provoca a corrosão. Normalmente, o revestimento é feito com um material mais caro, como superligas de níquel. Um exemplo desta aplicação são os tubos de extração de petróleo submarinos que sofrem forte ação corrosiva do fluido extraído.

    O grande diferencial do novo equipamento é realizar a fusão dos materiais por meio do plasma pó, que, diferente dos insumos normalmente utilizados em formato de arames e varetas, pode ser produzido com quantidades específicas de pó de diferentes elementos, tais como ferro, carbono, níquel e titânio, para formar com mais facilidade o material ideal a ser utilizado na soldagem.

    As pesquisas a serem realizadas com o novo equipamento serão desenvolvidas pelos professores que fazem parte da equipe do LTS e por graduandos em iniciação científica do curso de Engenharia Naval e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM). O laboratório disponibilizará o equipamento também para consultorias e parcerias com empresas e instituições de ensino e pesquisa.

    O equipamento foi adquirido dentro do escopo do projeto intitulado “Melhoria no projeto de ferramentas de injeção de alumínio”, aprovado para financiamento na Chamada Pública 2020 – Linha IV do Programa Rota 2030, uma iniciativa do Governo Federal para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo a partir do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias.

    Para quem quiser saber mais sobre o Laboratório de Tecnologia da Soldagem, pode acessar o site https://lts.ufsc.br/ e acompanhar as publicações no LinkedIn.

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Recepção aos calouros da UFSC Joinville será on-line nos dias 21 e 22 de outubro

    Publicado em 18/10/2021 às 06:44

    A UFSC Joinville realiza, nos dias 21 e 22 de outubro, a Recepção aos Calouros 2021.2. O evento tem por objetivo apresentar o campus aos novos alunos, bem como prepará-los para o início das aulas, que ocorre no próximo dia 25. As atividades serão transmitidas por meio do YouTube ou em salas virtuais do Google Meet.

    A primeira atração será a Aula Magna, na quinta-feira, às 15h, com Regina Zimmermann,  Engenheira Química e Diretora Industrial e de Operações na empresa Termotécnica. Regina é mestre em Engenharia Ambiental (UFSC) e doutoranda em Administração (PUCPR), com ampla experiência em gestão de negócios nas indústrias de transformação e química. Foi Diretora Industrial na Amanco e teve passagens nas empresas BASF e Petrobrás. O tema da palestra será “Engenheirando sempre com o olhar no futuro”. Nesta oportunidade, os calouros também receberão as boas vindas da direção do Campus. Saiba mais sobre a palestrante, clicando aqui.

    Na sexta-feira, dia 22, às 10h, a live “Tudo que você precisa saber para o primeiro dia de aula” vai apresentar alguns dos sistemas e sites que os estudantes utilizam para gerenciar sua vida acadêmica e para assistir às aulas on-line (IdUFSC, CAGR e Moodle). A oficina será ministrada pela professora Tatiana Renata Garcia e pelo PET-EMB. Logo na sequência, às 11h, os coordenadores de curso farão um bate-papo virtual com seus calouros. Uma boa oportunidade para tirar dúvidas e conhecer mais o curso e a formação escolhida.

    Na parte da tarde, às 14h, vai ao ar mais uma live: “Conheça o PIAPE Joinville: seu apoio para vencer o 1º semestre!”. A ideia é mostrar como funciona o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes em Joinville, e seu cronograma de atividades para o semestre. No evento, os estudantes também vão conhecer o serviço de Orientação Pedagógica do campus, muito importante para ajudar o calouro com as dificuldades que possam surgir na adaptação ao ensino superior e aos conteúdos didáticos.

    Também nesta semana, em horário a definir, estão programados bate-papos dos coordenadores de cursos com os calouros.

    Mais detalhes da programação, e os links de acesso às transmissões, estão disponíveis na página: https://bit.ly/calouros2021_1

    A UFSC Joinville também preparou um Guia de Calouros com informações úteis e adaptadas a este momento de ensino remoto. O guia pode ser acessado clicando aqui.

     

    Texto: Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Coperve publica edital do Vestibular UFSC 2022; Campus de Joinville oferece 280 vagas em 8 cursos

    Publicado em 15/10/2021 às 09:23

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta sexta-feira, 15 de outubro, o edital para o Vestibular UFSC 2022. O vestibular será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas em 102 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville).

    No Campus de Joinville, serão disponibilizadas 280 vagas distribuidas nos seguintes cursos:

    Ciência e Tecnologia (bacharelado)
    Engenharia Aeroespacial
    Engenharia Automotiva
    Engenharia Civil de Infraestrutura
    Engenharia de Transportes e Logística
    Engenharia Ferroviária e Metroviária
    Engenharia Mecatrônica
    Engenharia Naval

    Para conhecer melhor os cursos do Campus, clique aqui.

    As inscrições começam na próxima segunda-feira, 18 de outubro, e poderão ser realizadas até 19 de novembro. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.vestibular2022.ufsc.br e preencher o Requerimento de Inscrição. O valor da taxa de inscrição será de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais) para todos os cursos. No dia 18 de outubro inicia também o período para solicitar isenção da taxa de inscrição.

    Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não concorrerão à classificação.

    Ao realizar a inscrição, o candidato deve optar por um dos cursos de Graduação (Opção 1) relacionados no Quadro Geral de Cursos e Vagas (anexo I do edital). Alguns cursos dos campi de Araranguá, Blumenau, Florianópolis e Joinville permitirão também a indicação de outro curso como Opção 1-a.

    Do total de vagas, 2.280 são reservadas à Política de Ações de Afirmativas (PAA) da UFSC. Em todos os cursos ofertados, 50% das vagas são destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A PAA tem recorte de renda e percentuais reservados para Pretos, Pardos e Indígenas e pessoas com deficiência.

    Provas

    As provas do Vestibular UFSC 2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. A cidade de realização das provas será indicada pelo candidato no Requerimento de Inscrição.

    O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

    Prova 2 está marcada para o dia 30 de janeiro, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

    Em razão da pandemia de Covid-19, “será obrigatório o uso constante de máscara protetora que cubra o nariz e a boca durante todo o período em que o candidato esteja nas dependências dos locais de prova”, conforme os termos do edital. A Coperve indica o uso de máscaras modelo N95 ou similar. Quem se recusar a usar a máscara não poderá realizar as provas. Será proibido o consumo de alimentos – os candidatos poderão levar apenas garrafa de água de material transparente – bem como a aglomeração de pessoas nas proximidades dos locais de prova.

    Na sessão do Conselho Universitário que aprovou a realização de um vestibular presencial em 2022, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, disse acreditar que a UFSC poderia oferecer um “processo seguro”. Ela informou que a Comissão estabeleceu uma série de protocolos que incluem, além da necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

    PRINCIPAIS DATAS:

    18 de outubro de 2021 – Início das inscrições e prazo de pagamento e Início do período de solicitação de isenção

    29 de outubro de 2021 – Fim do prazo de solicitação de isenção

    8 de novembro de 2021 – Resultado das solicitações de isenção

    19 de novembro de 2021 – Fim do período de inscrições

    22 de novembro de 2021 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição

    24 de novembro de 2021 – Confirmação de Inscrição Preliminar

    14 de janeiro de 2022 – Confirmação de Inscrição Definitiva

    Confira a agenda completa do Vestibular

    PODCASTS SOBRE AS OBRAS LITERÁRIAS:

    Os episódios da série “Universos Vivos“, sobre as obras literárias do Vestibular, têm duração média de 15 minutos e estão disponíveis em plataformas de áudio como Spotify, Anchor, Pocket Casts, Google Podcasts, entre outras.

    Os livros para leitura obrigatória para o Vestibular UFSC/2022 são: Cemitério dos vivos (Lima Barreto), Crônicas para jovens: de amor e amizade (Clarice Lispector) e Ânsia eterna – contos (Júlia Lopes de Almeida). Você encontra podcasts referentes a essas obras nos links abaixo.

    Spotify: https://open.spotify.com/show/7gQl9RG41aM3ie3KiyRCo8

    Anchor: https://anchor.fm/coperve-ufsc

    Pocket Casts: https://pca.st/uai72x39

    PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

    Via Agecom/UFSC


  • Inscrições abertas para curso de Pré-Cálculo 2021.2

    Publicado em 14/10/2021 às 09:16

    O curso de Pré-Cálculo da UFSC Joinville tem como objetivo desenvolver habilidades de raciocínio, cálculo e resolução de problemas matemáticos, fortalecendo a base de conhecimentos dos alunos participantes e permitindo um melhor aproveitamento e continuidade no estudo de disciplinas relacionadas com a matemática. Visa também a preparação de calouros para as disciplinas de cálculo da graduação. É ministrado por professores do Campus, por meio de um projeto de Extensão.

    O curso tem atividades teórico-práticas principalmente assíncronas e encontros síncronos para esclarecimentos de dúvidas. Os participantes terão direito a um certificado que servirá também para abonar horas de atividades complementares no seu curso.

    Na primeira aula, que será quarta-feira, 20/10/2021, às 17h, está prevista uma pequena avaliação diagnóstica de 30 minutos que servirá para autoconhecimento.

    Duração: 8 aulas, ministradas de 20/10 a 11/11/2021.

    Os estudantes interessados devem preencher o formulário de inscrição.

    Mais informações podem ser vistas na página do curso: https://precalculojoinville.paginas.ufsc.br/
    O Curso é aberto para toda a comunidade estudantil  de Joinville e região. O número de vagas é limitada.

    *O curso de pré-cálculo é independente das atividades programadas pelo PIAPE que oferece atividades similares.


  • UFSC Joinville na mídia: Professor do Campus explica anomalia magnética no Sul e Sudeste do Brasil

    Publicado em 08/10/2021 às 11:55

    Foto: Foto: Agência Espacial Europeia/Reprodução/ND

    O professor Alexandre Zabot, subcoordenador do curso de Engenharia Aeroespacial e criador do projeto “Astrofísica para todos”, concedeu entrevista ao jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, sobre uma falha no campo magnético que se posiciona exatamente em cima do estado de Santa Catarina.

    De acordo com o professor, o fenômeno chamado de Amas (Anomalia Magnética do Atlântico Sul), é conhecido pelos pesquisadores e base de estudo há décadas. A falha sempre estará acima do estado, mas com variações ao longo do tempo.

    Zabot explica que que o campo magnético é importante para a proteção do planeta Terra, especialmente de partículas carregadas que vem do sol. Embora a falha nos deixe expostos, a radiação emitida é de uma intensidade muito baixa e a atmosfera absorve essas partículas. A maior preocupação fica na questão espacial, na operação de satélites responsáveis pelo funcionamento de internet e telefonia, que orbitam pela Terra: ao passarem pela região da Amas, elas podem apresentar problemas.

    “Os satélites como, por exemplo, o telescópio espacial Hubble pode ser desligado ao passar perto por conta da exposição. Assim como a passagem pela área provoca insegurança e é necessário uma série de cuidados para uma estação espacial”, ressalta o professor.

    Confira a matéria na íntegra, clicando aqui.

    Corrigindo uma informação do texto publicado no jornal ND, Alexandre Zabot é físico, com doutorado em física.

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville

     


  • Espaço Ciência e Tecnologia, da UFSC Joinville, participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI

    Publicado em 06/10/2021 às 10:35

    O Espaço Ciência e Tecnologia (ECT), da UFSC Joinville, é uma das atrações da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, cujo tema em 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

    Em uma transmissão no canal do MCTI do YouTube, os professores Carlos Maurício Sachelli e Tatiana Renata Garcia, juntamente com estudantes bolsistas de extensão, apresentaram uma visita guiada ao espaço físico do projeto, abordando temas de Tecnologia, Jogos Educativos, Energia e Conquista do Espaço, sendo que neste último tópico participa também do vídeo o professor Alexandre Zabot, criador e coordenador do projeto de extensão Astrofísica para Todos. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 05 de outubro, e o vídeo está disponível no canal.

    Sobre o Espaço Ciência e Tecnologia (ECT)

    O Espaço Ciência e Tecnologia (ECT) tem como objetivo fortalecer a interação entre a Universidade e a sociedade, buscando contribuir para popularização da ciência e tecnologia. O Espaço conta com atrações relacionadas com o meio ambiente, energias renováveis e tecnologia. Os visitantes podem interagir com maquetes, equipamentos de simulação, jogos, entre outros. Além disso, atividades dirigidas para escolas do ensino médio são desenvolvidas no local, como oficinas de robótica, energias, satélites artificiais e jogos. Saiba mais clicando aqui e/ou assitindo o vídeo abaixo:

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville

     

     


  • Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2021.2

    Publicado em 29/09/2021 às 14:48

    Confira na tabela abaixo as datas do período de renovação de matrículas para o semestre 2021.2. Logo abaixo, você entra um FAQ com as principais dúvidas e respostas sobre as matrículas para o próximo semestre.

    Setembro

    30/09 a 04/10  1ª Etapa de Matrículas – Período para renovação de matrícula, on-line, para os veteranos e para os ingressantes por transferências e retornos.
    Outubro
    11 Resultado da 1ª Etapa de Matrículas, realizada no período de 30 de setembro a 04de outubro, referente ao segundo semestre letivo de 2021.
    11 a 15 2ª Etapa de Matrículas – Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line).
    19 Resultado da 2ª Etapa de Matrículas, realizada no período de 11 a 15 de outubro.
    21 e 22 3ª Etapa de Matrículas – Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line).
    25 Resultado da 3ª Etapa de Matrículas, realizada no período de 21 e 22 de outubro.
    24 Início do período de trancamento de matrícula no semestre, que permanecerá aberto enquanto vigorar o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação.
    25 Início do período para cancelamentos de disciplinas no semestre, que permanecerá aberto enquanto vigorar o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação.
    25 a 27 Período para encaminhamento pelos estudantes das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas e trocas de turma).
    28 e 29 Período para análise e processamento, pelas coordenadorias, das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas e trocas de turma).

    A renovação de matrícula para veteranos e a matrícula inicial para os ingressantes por transferências e retornos deverá ser feita on line, pelo site https://cagr.sistemas.ufsc.br/.

    As orientações para a matrícula estão no nosso FAQ. Solicitamos a leitura do FAQ e, se alguma dúvida persistir, estaremos disponíveis:

    • pelo e-mail  
    • pelo aplicativo Whatsapp nos números:

    (48) 3721-6452 (Coordenadoria de Apoio Acadêmico)

    (48) 3721-7331

    (48) 3721-7661

    (48) 3721-2643


  • Inscrições abertas para cursar disciplinas isoladas no PPGESE

    Publicado em 27/09/2021 às 09:38

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE), da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville, está com inscrições abertas para disciplinas isoladas de mestrado no terceiro trimestre letivo de 2021, por meio do Edital 06/2021/PPGESE.

    Entende-se por matrícula isolada aquela em que o estudante vincula-se a uma determinada disciplina sem estar regularmente matriculado no curso do PPGESE. As datas de início e término do trimestre letivo podem ser consultadas em https://ppgese.joinville.ufsc.br/calendario/.

    Para concorrer às vagas, o candidato deve ter formação em um curso de nível superior, obrigatoriamente nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra ou estar cursando uma graduação, nessas mesmas áreas, desde que tenha concluído pelo menos 70% do total de créditos previstos para integralização do respectivo curso.

    O envio do formulário de inscrição e documentação deve ser feito no prazo entre 27 de setembro de 2021 e 01 de outubro de 2021, até às 12:00.

    Veja as disciplinas disponíveis e mais informações sobre as inscrições, acessando aqui o edital.


  • TCC de engenheira naval formada na UFSC Joinville ganha destaque em eventos do setor portuário

    Publicado em 23/09/2021 às 10:43

    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da engenheira naval Suzane Gorges, recém formada da UFSC Joinville, intitulado “Caracterização e investigação da implementação de práticas inteligentes em portos e terminais brasileiros”, vem ganhando destaque em publicações e eventos do setor. 

    A temática escolhida pela pesquisadora aborda a logística portuária, com o foco em modernização por meio de tecnologias da indústria 4.0, como a digitalização, a hiperconexão dos atores portuários e a automatização das operações. 

    Com orientação da professora Vanina Durski, do departamento de Engenharias da Mobilidade, Suzane realizou sua pesquisa como bolsista do CNPq, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e a Comisión Interamericana de Puertos (CIP OEA), que contou com a participação direta de 28 portos nacionais e internacionais, resultando na publicação de dois artigos em congressos internacionais.

    A experiência como aluna de iniciação científica (IC), juntamente com outras atividades extracurriculares realizadas por Suzane durante a graduação, trouxeram bons resultados: Em menos de dois meses de formada, foi aprovada em dois processos seletivos e hoje atua como Assistente de Estratégia e Inovação no Porto Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina. A engenheira afirma que  “mais do que nunca sou muito grata à Universidade pública, gratuita e de qualidade que tão bem me preparou profissionalmente”.

    A gestão de portos é uma das muitas atuações profissionais do engenheiro naval, assim como a construção de embarcações (navios, barcos e lanchas) e de sistemas flutuantes em geral, incluindo plataformas de produção de petróleo, o gerenciamento de serviços de manutenção e conservação de cascos, motores, máquinas e sistemas de bordo, entre outros.

    Para saber mais sobre o curso de Engenharia Naval da UFSC Joinville, clique aqui.

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville