-
Revestimento criado por pesquisadores da UFSC Joinville pode impactar ruído dos trens
Publicado em 08/07/2025 às 10:08A Universidade Federal de Santa Catarina lidera um estudo que terá impacto direto na saúde pública: a equipe coordenada pelos professores Yesid Ernesto Asaff e Thiago Fiorentin, do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC Joinville, busca a redução de ruído ferroviário, considerado uma das principais fontes de poluição sonora em áreas urbanas. O trabalho é realizado em parceria com a Vale, empresa multinacional brasileira de mineração, e chegou à criação de um revestimento sustentável, em processo de patenteamento.
O estudo indica que, conforme a União Europeia, cerca de 22 milhões de pessoas sofrem com os efeitos do tráfego ferroviário em todo o continente, com consequências que vão desde distúrbios do sono até problemas cardiovasculares. No Brasil, o avanço está a caminho com protagonismo de um dos únicos cursos de Engenharia Ferroviária do país. “A Vale, que transporta minério de ferro pela ferrovia Vitória-Minas, enfrenta desafios como o ruído gerado pelos trens. Como a UFSC é uma das poucas universidades brasileiras com graduação em Engenharia Ferroviária, a empresa buscou parceria com pesquisadores especializados no tema. A colaboração começou em 2017 com projetos relacionados a ruído ferroviário e, em 2023, evoluiu para o desenvolvimento deste revestimento”, explica Fiorentin.
Segundo o professor, a Vale participa definindo critérios de aplicação, como limites técnicos e viabilidade econômica, além de proporcionar testes em ferrovias, compartilhando dados operacionais e financiando o projeto. “Historicamente, o tratamento do ruído ferroviário tem se concentrado no uso de barreiras acústicas. No entanto, o alto custo e a dificuldade de instalação dessas estruturas em áreas urbanas densamente ocupadas tornaram essa alternativa pouco viável”, aponta o pesquisador Vítor Gustavo Gomes Catão, do Laboratório de Acústica e Vibrações.
O projeto da UFSC busca mitigar o ruído diretamente na fonte. O grupo avança na pesquisa de um novo revestimento para os trilhos, feito com carga mineral proveniente do próprio resíduo gerado pela mineração da Vale, promovendo assim uma alternativa sustentável e de baixo custo.
O professor aponta que o revestimento desenvolvido tem alguns benefícios: redução do ruído ferroviário, sustentabilidade por usar os rejeitos minerais e redução de custos, já que ele diminui a corrosão dos trilhos, que têm alto valor de reposição. Segundo ele, os principais desafios enfrentados foram a seleção dos materiais do rejeito compatíveis com diluição em água e eficazes no controle de ruído e o ajuste de propriedades como viscosidade, aderência e resistência a intempéries, como os raios UV.
Testes indicam menos ruídos
Testes preliminares indicam que a solução pode reduzir significativamente o ruído, mas a equipe trabalha na quantificação do seu impacto em diferentes cenários. “Os resultados ainda não foram publicados porque a tecnologia está em processo de patenteamento, que exige sigilo temporário. No entanto, ensaios iniciais em laboratório mostraram atenuação significativa do ruído, especialmente em faixas de frequência críticas para o conforto acústico das comunidades próximas à ferrovia”.
Fiorentin conta que a atenuação do ruído varia conforme o tipo de trem, se é de carga vazia ou carregada ou de transporte de passageiros, mas estima-se uma redução perceptível em frequências críticas, o que melhoraria o conforto acústico nas áreas próximas. “Estudos em campo estão em andamento para quantificar os números da atenuação”, comenta.
O projeto envolve três alunos de graduação e um de mestrado, sob supervisão do professor Fiorentin. Os resultados já vêm ganhando visibilidade acadêmica: modelos de atenuadores foram apresentados como trabalhos de conclusão de curso dos alunos Cristian Piehowiack, Luan Alflen e Amanda Conradt, sendo que esta última também defendeu dissertação de mestrado sobre o tema em conjunto com Manoel Ramos Santos Neto.
A equipe segue ativa: Fernanda Carolina Sousa, atual integrante do grupo, deve defender seu TCC em julho de 2026, enquanto a dissertação de mestrado de Vítor Gustavo Gomes Catão está prevista para o final do mesmo ano. Já o acadêmico Alessandro Gomes da Silva Junior tem previsão de defesa de TCC para 2027. As pesquisas consolidam a integração entre universidade e setor industrial na busca por soluções inovadoras, sustentáveis e eficazes para a mitigação do ruído ferroviário nas cidades.
Os próximos passos incluem testes em ferrovia com diferentes composições de trens para medir a eficácia do revestimento em condições reais, avaliação da durabilidade sob condições climáticas e de tráfego típicas do Brasil e otimização do método de aplicação, com ajuste da composição para maior eficiência e possível redução de custo.
Agecom/UFSC
-
Missão científica na França reforça cooperação entre UFSC e Université Gustave Eiffel
Publicado em 30/06/2025 às 10:29Entre os dias 2 e 6 de junho, o professor Breno Salgado Barra, do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em missão científica realizada nas instalações da Université Gustave Eiffel (UGE), em Nantes, França. A UGE é reconhecida internacionalmente como uma das principais instituições de pesquisa na área de pavimentação.
A atividade integrou as ações do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 702/2020, firmado entre a UFSC e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cujo foco é a Avaliação do Comportamento Viscoelástico Linear de Misturas Asfálticas no Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários Submetidos a Carregamento Dinâmico. O projeto visa desenvolver soluções técnicas e ferramentas tecnológicas para o aprimoramento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), voltado a estruturas de pavimento em concreto asfáltico.
-
UFSC Joinville divulga cronograma de apresentações de TCCs do 1º semestre de 2025
Publicado em 26/06/2025 às 15:08A Secretaria Acadêmica do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, torna pública e convida os interessados para a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de graduação do primeiro semestre de 2025. Todas as apresentações são abertas ao público.
Confira abaixo as apresentações agendadas conforme o curso:
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Automotiva
Engenharia Ferroviária e Metroviária
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Naval
Engenharia Civil de Infraestrutura
Engenharia de Transportes e LogísticaAlterações poderão acontecer e podem ser acessadas em: Secretaria Acadêmica – UFSC Joinville
-
Inscrições abertas para seleção de Professores Substitutos; 4 vagas são para UFSC Joinville
Publicado em 25/06/2025 às 13:47Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para seleção de Professores Substitutos por tempo determinado. As inscrições podem ser feitas até às 17h do dia 30 de junho.
Inscrições:
A inscrição deverá ser realizada por e-mail ao departamento de ensino respectivo, conforme item 1.3 do edital, no período compreendido entre 24/06/2025 a 30/06/2025.
Serão 33 (trinta e três) vagas para atuação como Professor Substituto do Ensino Superior nos Departamentos dos cinco campi da UFSC e 05 (cinco) vagas para atuação como Professor Substituto do Ensino Básico no Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC em Florianópolis.
-
Processo seletivo por histórico escolar está com inscrições abertas e gratuitas para cursos na UFSC Joinville
Publicado em 23/06/2025 às 11:27A Universidade Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para o processo seletivo especial por histórico escolar destinado a preencher vagas remanescentes do Vestibular Unificado 2025 e do Processo Seletivo Unificado 2025-2. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 2 de julho de 2025, pelo site: https://unificado20252.ufsc.br/historico/.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 23 de junho a 2 de julho de 2025 a todos os que concluíram o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente), que serão classificados com base nas notas registradas no Histórico Escolar do Ensino Médio.
Continue a leitura » » -
Estudantes participam da 3ª edição do torneio de programação “Stairway to Deven”
Publicado em 16/06/2025 às 16:53Na última sexta-feira, 13 de junho, foi realizada a terceira edição do torneio de programação “Stairway to Deven”, promovido no hall da UFSC Joinville. O evento contou com a participação de 13 equipes, compostas por até três integrantes cada. Destas, duas representavam a UDESC e onze eram da UFSC Joinville.
O torneio seguiu o estilo tradicional das maratonas de programação e incluiu uma categoria especial chamada “café-com-leite”, destinada a participantes que competiram sem concorrer à premiação oficial. Nessa modalidade, um estudante da UDESC se destacou ao resolver todos os 8 problemas da prova dentro das duas horas de competição.
Já entre os competidores válidos para o ranking oficial, o pódio ficou assim:
1º lugar: Execute code 66 (UFSC Joinville) — 4 problemas resolvidos em 163 minutos
2º lugar: <1, 0, 1, 1> (UFSC Joinville) — 4 problemas resolvidos em 306 minutos
3º lugar: Sheike de Rondônia (UFSC Joinville) — 4 problemas resolvidos em 335 minutos
O tempo final de cada equipe considera as penalidades além do tempo de prova, que teve duração oficial de 120 minutos.
A classificação completa do torneio pode ser acessada em:
https://codeforces.com/spectator/ranklist/b72da7652bf4ad9faaa80d73c8500af
O evento faz parte das ações do projeto Cemcodes, que incentiva o estudo de programação e algoritmos entre estudantes da UFSC Joinville.
-
Equipe Kosmos Rocketry ganha troféus em competição internacional
Publicado em 16/06/2025 às 15:14A equipe de foguetes de sondagem experimental Kosmos Rocketry do Campus de Joinville da 𝖴niversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou em terceiro lugar em uma das categorias da maior competição de foguetes de sondagem experimental do mundo, a International Rocket Engineering Competition (IREC).
A Kosmos participou na categoria de 30k ft Sólido SRAD, com um foguete de um estágio, que foi completamente desenvolvido por estudantes. O projeto atingiu cerca de Mach 1.27 – o que significa 1,27 vezes a velocidade do som, algo em torno de 1.570 km/h – e atingiu 24.190 pés de altitude (quase 7,4 quilômetros).
-
Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas da UFSC abre inscrições para processo seletivo de mestrado
Publicado em 16/06/2025 às 11:24O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Joinville, abriu inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado. Candidatos(as) com diploma de nível superior em Engenharia, Ciências Exatas e da Terra ou áreas tecnológicas com carga horária mínima de 2,4 mil horas podem se inscrever até 1º de julho.
Serão oferecidas até 60 vagas, distribuídas igualmente entre as áreas de concentração Fenômenos de Transporte, Materiais e Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia. Serão asseguradas até 12 vagas para pessoas negras e indígenas, cinco vagas para pessoas com deficiência e uma vaga para pessoas trans. O resultado será divulgado em 29 de agosto, com ingresso dos selecionados em 22 de setembro.
Mais informações no edital e no site do programa.
-
Feira de Cursos da UFSC Joinville chega a 1,2 mil visitantes e supera público das edições anteriores
Publicado em 16/06/2025 às 10:14A 3ª Feira de Cursos do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu mais de 1.200 visitantes na quarta-feira, 11 de junho, superando o público das edições anteriores. Participaram do evento estudantes de Santa Catarina e do litoral do Paraná, como os que vieram de Guaratuba. Ao todo, alunos de 23 escola e outros 100 visitantes individuais estiveram na feira, que começou às 8h e se estendeu até as 17h.
A Feira de Cursos é realizada anualmente desde 2023. Em Joinville, a primeira edição contou com aproximadamente 700 estudantes e a segunda, em 2024, com cerca de 900. Esta edição do evento contou com Mostra de Projetos, que apresentou cerca de 40 iniciativas de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e professores.
O espaço teve como objetivo divulgar a produção científica da Universidade, estimular parcerias com empresas e o setor público, promover a ciência para estudantes do Ensino Médio e incentivar uma cultura de inovação e interdisciplinaridade. A programação da mostra incluiu exposição de pôsteres e protótipos, palestras sobre inovação, propriedade intelectual e mercado, painéis com especialistas, sessões de networking e dinâmicas interativas com demonstrações práticas.
Fonte: AGECOM/UFSC
-
UFSC Joinville abre seleção para mestrado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos
Publicado em 16/06/2025 às 09:47O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso no curso de mestrado acadêmico, com início no 3º trimestre de 2025. Ao todo, são oferecidas 25 vagas, sendo cinco destinadas a pessoas negras (pretas e pardas), duas para pessoas com deficiência e uma para pessoas trans. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de julho.
O curso é voltado a candidatos com graduação completa, ou em fase de conclusão, nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Computação, Controle e Automação, Engenharia Biomédica ou outras Engenharias e áreas das Ciências Exatas e da Terra, desde que o perfil do candidato atenda aos critérios definidos em edital. As linhas de pesquisa do programa incluem: Sistemas Embarcados, Sistemas Eletrônicos de Potência, Inteligência Artificial Aplicada e Controle e Modelagem de Sistemas.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do programa. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 6 de setembro, e o início das aulas está previsto para o dia 22 de setembro.
Mais informações sobre o curso e o processo seletivo podem ser consultadas no site do programa ou pelo e-mail:
.