Portal UFSC Joinville
  • Estudantes da UFSC Joinville são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites

    Publicado em 02/08/2021 às 11:56

    Arte: Marina Sabra

    Equipes da UFSC Joinville foram premiadas na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As equipes nomeadas PETROSAT-1 e EMISSAT apresentaram projetos conceituais de desenvolvimento de nanossatélites e foram aprovadas na fase 1 do concurso, obtendo a primeira e segunda colocação entre os competidores do estado de Santa Catarina.

    Os projetos foram desenvolvidos dentro do escopo da disciplina Engenharia de Plataformas Orbitais (EMB 5425), do curso de Engenharia Aeroespacial, ministrada pelo professor Kleber Vieira de Paiva. Seguindo o regulamento das Olimpíadas de categoria universitária, os estudantes elaboraram projetos baseados na estrutura de um CubeSat 1U, um tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. 

    Como prêmio, as equipes receberão kits de nanossatélites educacionais. Os kits contam com diversos sensores, processador de 32 bits, bateria, entre outrosmateriais. Nas próximas etapas, os estudantes verão construir, programar e lançar os satélites projetados, divididos em etapas regionais e nacionais. 

    Conheça abaixo os projetos premiados:

    Equipe PretoSat 1 – Primeira Colocada (SC – nível universitário)

    Integrantes: Jefferson Mika, Mateus Mischel Lodi, Mateus de Magalhães Barcelos Costa e Alexandre Back

    Resumo: A missão de um CubeSat 1U proposta é o monitoramento dos oceanos brasileiros através de imagens, a fim de ser uma fonte de informação estratégica para auxiliar na preservação dos ecossistemas presentes no território brasileiro. Mais especificamente, a missão é destinada a fornecer imagens da área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, além da área de interesse comercial da bacia de exploração de petróleo de Campos. Essas duas áreas foram escolhidas por interesse estratégico nacional, por serem áreas de potencial ambiental e comercial.

    Equipe EMISSAT – Segunda Colocada (SC – nível universitário)

    Integrantes: Felipe José Greboge, Gabriel Neto, Gabriel Neto e Marcos Rogério Tavares Filho.

    Resumo: Desde 2016, quando passou a valer o Acordo de Paris, países do mundo todo se unem com um mesmo objetivo: zerar as emissões de carbono até a metade do século 21. Atualmente, o Brasil está entre os 10 países que mais emitem gases poluentes na atmosfera. Pensando que, se cada país contribuir reduzindo as emissões de gases poluentes na atmosfera, o objetivo mundial seria alcançado. Sendo assim, desenvolvemos um projeto de CubeSat de monitoramento da emissão de gases poluentes, a fim de auxiliar no controle de emissões em todo o território brasileiro.

    Kits nanossatélites educacionais

    Sobre a Obsat:

    A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante, e universitários. Como objeto de trabalho, e ao mesmo tempo ferramenta de aprendizado, utilizam-se pequenos satélites, chamados de CanSats, TubeSats, PocketSats ou CubeSats. Mais informações em: www.obsat.org.br

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Equipe do Barco Solar Babitonga desenvolve atividades para alunos do Projeto Resgate

    Publicado em 30/07/2021 às 13:55

    Estudantes da UFSC Joinville, que fazem parte de equipes de competição, estão atuando em parceria com o Projeto Resgate, projeto social realizado em Joinville, que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação.

    Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram atividades com as crianças. Vamos apresentar, por meio de uma série de quatro matérias, o trabalho desenvolvido por cada uma, a começar pela equipe Babitonga.

    Cerca de 25 membros da equipe Babitonga trabalharam com estudantes de 10 a 11 anos do projeto, em oito aulas on-line, quinzenais. O grupo utilizou seu conhecimento no projeto de embarcações, e também das disciplinas de seus cursos de graduação, para desenvolver um conteúdo voltado ao meio naval. Por meio de aulas expositivas que associavam Engenharia Naval com o tema ‘Paz’, proposto pelo próprio Projeto Resgate, foi possível apresentar os principais aspectos de modelos, estrutura, projetos e fabricação de embarcações relacionadas com as missões das embarcações hospitalares da Marinha nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. 

    Como atividade de encerramento, as crianças participaram de um workshop em que cada aluno recebeu materiais e pôde construir sua própria miniatura de uma embarcação movida por energia solar, orientados pelos membros da Babitonga.

    Todo o suporte logístico e de estrutura para acompanhamento das aulas pelos alunos, foi providenciado pelo Projeto Resgate. Para a equipe, esta foi uma oportunidade de dar continuidade e aprimorar seu principal projeto social, intitulado “Babitonga nas Escolas”, de forma online, o que não seria possível de forma autônoma durante a pandemia. 

    O estudante de engenharia naval, Arthur Brandão, capitão da equipe, conta que as crianças gostaram bastante das aulas e atividades, demonstrando muito carinho com os membros: “A troca entre a equipe e as crianças foi bem grande. Pudemos mostrar para elas que esse tipo de atividade existe e quem sabe despertar o interesse deles em assuntos relacionados a engenharia e tecnologia, mostrando que tais atividades e tais veículos são trabalhados mais perto deles do que eles imaginavam. Alguns reclamaram quando nos despedimos na última aula, e perguntavam quando voltaríamos. Fiz até a promessa de trazê-los à UFSC para conhecer nosso campus, a oficina e os barcos da Babitonga no pós-pandemia”, disse o capitão.

    A parceria com o Projeto Resgate trouxe bons resultados também para os participantes da Equipe Babitonga. Arthur acrescenta que sempre gostou muito de ministrar aulas e ser “chamado de professor” pelas crianças revelou um interesse que ele gostaria de seguir no futuro: ser professor.

    Nas próximas semanas, nos canais de comunicação da UFSC Joinville, apresentaremos os demais projetos com as equipes de competição do Campus e outras ações da parceria da Universidade com o Projeto Resgate.

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville

     


  • Resultado da Eleição para Chefia do Departamento de Engenharias da Mobilidade

    Publicado em 22/07/2021 às 16:22

    A Comissão Eleitoral, presidida pelo professor Luís Orlando Emerich dos Santos, e designada pelo Edital de Convocação nº 08/2021/DCTJ, divulgou nesta quinta-feira, 22 de julho, o resultado da eleição para chefe e subchefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade.

    A votação foi realizada neste dia 22 de julho, entre 10h e 15h por meio de formulário eletrônico. Foram registrados 87 votos, sendo 65 votos para a Chapa Eduardo de Carli da Silva e Rafael Gallina Delatorre, 13 votos em branco e 9 nulos.

    Dessa forma, foi eleita a chapa única concorrente, composta pelos professores Eduardo De Carli da Silva (Chefe de Departamento) e Rafael Gallina Delatorre (Subchefe de Departamento).

    Clique aqui para acessar a Ata de Homologação da Apuração.

    Clique aqui para acessar o resultado do votação.

    O mandato será de dois anos, a partir do dia 1º de setembro de 2021.

    Sobre os docentes eleitos:

    Eduardo De Carli da Silva: Possui graduação em Fisica Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica – IFT/UNESP (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Gases, atuando principalmente nos seguintes temas: Lattice Boltzmann Method – LBM, Gas Kinetic Method – GKM, com aplicações em magnetohidrodinâmica e mecânica dos fluidos. É participante do Grupo de Pesquisa em Meios Porosos. (Lattes)

    Rafael Gallina Delatorre: Graduado em Física em 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Fisica com área de concentração Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2007. Trabalhou como pesquisador, com bolsa de pós doutorado de um ano e meio financiada pelo CNPq, junto Laboratorio de Fisica de Sistemas Pequeños y Nanotecnologia, do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas da Espanha, em Madri. Atualmente desenvolve trabalhos em Física de materiais, em linhas relacionadas a preparação de materiais e estruturas para aplicações em Nanotecnologia e aplicações antincrustantes de filmes finos de óxidos semicondutores. Tem experiência em pesquisa científica em preparação de materiais avançados por eletrodeposição, e caracterização de materiais e estruturas para aplicações em sensores magnetoresistivos, sensores termoelétricos, dispositivos semicondutores, dispositivos spintrônicos. Também desenvolve trabalhos de extensão através de montagens didáticas demonstrativas de conceitos de Física na Tecnologia da Mobilidade. Participa de 3 Grupos de Pesquisa cadastrtados no CNPq: Grupo de Física Aplicada à Mobilidade; Tecnologia de Manufatura e Desenvolvimento de Materiais Avançados; Tecnologia de Superfícies, Revestimentos e Nanoestruturas. (Lattes)

     


  • UFSC Joinville na mídia: Professores do Campus participam de reportagem sobre a “nova corrida espacial”

    Publicado em 21/07/2021 às 09:55

    Os professores Rafael Cuenca e Talita Possamai, docentes da UFSC Joinville, participaram de uma reportagem sobre a nova corrida espacial, veiculada pela emissora ND TV, que foi ar nesta terça-feira, 20 de julho.

    O professor Cuenca, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC, comentou as perspectivas do chamado “turismo espacial” para o Brasil nos próximos anos e destacou que uma série de serviços  aeroespaciais fazem parte do cotidiano das pessoas, por meio de satélites  em órbita que permitem o funcionamento de internet, telefonia, previsões meteorologicas que ajudam, inclusive, na otimização da produção de alimentos pelo agronegócio.

    Já a professora Talita, faz parte do projeto “Constelação Catarina” e falou sobre o programa que está desenvolvendo satélites de pequeno porte, chamados de nanossatélites, para prestar serviços à Defesa Civil do estado. Estes satélites têm um baixo custo e pesam cerca de 1kg. A ideia é que eles possam monitorar pontos de atenção do relevo, como margens de rio, a fim de enviar informações às autoridades que permitam evitar maiores danos à população, em caso de desastres naturais. Doze nanossatélites devem ser lançados já no próximo ano.

    Assista à reportagem na íntegra clicando aqui

    Já pensou em ser um engenheiro aeroespacial? A UFSC está com inscrições abertas para o seu Processo Seletivo 2021.2. O curso de graduação em engenharia aeroespacial é oferecido gratuitamente no campus de Joinville. Saiba mais sobre este e sobre os demais cursos da UFSC Joinville clicando aqui,

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville

     


  • Inscrições abertas para curso de OpenFOAM

    Publicado em 16/07/2021 às 10:07

    Estão abertas, até de 30 julho, as inscrições para o curso “Introdução ao OpenFOAM” na UFSC Joinville. O software OpenFOAM é uma ferramenta de código aberta para solução numérica (simulação) de equações diferenciais parciais, orientado principalmente para aplicações na área de mecânica dos fluidos. Problemas de aerodinâmica, transferência de calor, combustão, física de plasmas, entre outros, podem ser estudados.

    O curso apresenta uma abordagem básica desta ferramenta de mecânica dos fluidos computacional (CFD), compreendendo as etapas de pré-processamento, simulação e pós-processamento. O curso é gratuito, lecionado de forma remota (síncrona) e possui uma duração de 20 horas, divididas entre 16h de aula e 4h de atividades de projeto.

    É gratuito e aberto a toda a comunidade.

    Informações Gerais:

    Datas: dias 02 a 12 de agosto de 2021.
    Local: Aulas síncronas pela plataforma Zoom, curso com apoio da plataforma Moodle
    Inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/openfoam4
    Site: openfoam.paginas.ufsc.br


  • Inscrições abertas para o Processo Seletivo UFSC 2021.2; Campus de Joinville oferece 97 vagas para 8 cursos gratuitos

    Publicado em 16/07/2021 às 08:29

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na última segunda-feira, 12 de julho, o edital do Processo Seletivo não presencial para selecionar os candidatos às vagas dos cursos de graduação para entrada no segundo semestre de 2021. Neste processo seletivo serão disponibilizadas 2.096 vagas para 78 cursos nos cinco  campi da UFSC.

    No Campus de Joinville, são oferecidas 97 vagas nos cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Para conhecer melhor estes cursos, clique aqui.

    As inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 6 de agosto de 2021, exclusivamente pela internet, no endereço processoseletivo20212.ufsc.br, por candidatos que concluíram ou estejam em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente). A taxa de inscrição é de R$ 80,00. A previsão inicial é de que o resultado final seja divulgado até 22 de setembro.

    Do total de vagas, 1.493 deverão ser preenchidas pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020; e 603 pelas notas dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 e 2020). No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das formas de ingresso e também indicar se deseja participar do concurso concorrendo às vagas reservadas à Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC.

    No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o sistema de notas que deseja usar (Enem ou Vestibular). Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição e deverá optar por um sistema de notas. A Coperve disponibilizará uma ferramenta de suporte que permitirá ao candidato verificar qual o sistema de notas que melhor o atende: a nota no Vestibular escolhido ou analisar a nota do Enem.

    Poderão se inscrever no Processo Seletivo UFSC 2021.2 candidatos de qualquer percurso escolar que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio até a data de matrícula na Universidade e que tenham participado de ao menos uma das edições do Enem a partir de 2017, com exceção dos que fizeram o exame na condição de “treineiros”.

    Critérios, notas mínimas e pontos de corte podem ser acessados no Edital.

    Agenda

    16 de julho – Início das Inscrições e do prazo para pagamento / Início do período de solicitação de isenção / Início do período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição para o Processo Seletivo
    23 de julho – Fim do prazo de solicitação de isenção
    Até 28 de julho – Resultado das solicitações de isenção
    29 de julho – Interposição de recursos quanto ao indeferimento da isenção
    Até 2 de agosto – Resposta de recursos quanto ao indeferimento da isenção
    6 de agosto – Fim do período de Inscrições
    9 de agosto – Último dia para Pagamento da taxa de inscrição
    11 de agosto – Confirmação das Informações de Inscrição
    Até 16 de agosto – Correção de Dados da Inscrição
    26 de agosto – Confirmação de Inscrição Preliminar com Notas
    1 de setembro – Confirmação de Inscrição Definitiva com Notas
    13 de setembro – Boletim de Desempenho Individual Preliminar (disponibilização do conjunto total de notas do candidato)
    22 de setembro – Resultado Final

    Acompanhe as notícias sobre o processo seletivo no site processoseletivo20212.ufsc.br.

    Confira as perguntas frequentes no site da Coperve

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coperve pelo telefone (48) 3721-9951 (plantão telefônico de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h) ou pelo formulário de contato.


  • UFSC Joinville oferece atendimento on-line em Libras

    Publicado em 15/07/2021 às 10:31

    Com o lançamento de seu novo site, a UFSC Joinville passou a oferecer um novo serviço aos alunos e comunidade em geral: o Atendimento on-line em Libras para pessoas surdas. Para acessar o serviço, basta que o usuário acesse o portal da UFSC Joinville e clique, na parte superior direita, no banner “Atendimento em Libras”. Ele será então direcionado para um WhatsApp web, onde será possível interagir com o intérprete de Libras, em português e/ou Libras.

    O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Fora deste período, é possível ainda enviar um vídeo em Libras com as suas dúvidas e agendar um horário.

    O atendimento inicial é realizado por um intérprete de Libras da UFSC e, quando necessário, este servidor realiza o intermédio com outros departamentos do Campus, por meio de videochamada. É comum que o usuário precise tirar dúvidas com áreas como assistência estudantil ou secretaria acadêmica, por exemplo.

    Esta opção de atendimento foi possível a partir da chegada de um novo servidor ao Campus, Grahamhill Moura, intérprete formado em Letras-Libras pela própria UFSC, com certificação Prolibras reconhecida pelo MEC. O servidor atua na área da surdez há 30 anos e, além de intérprete, trabalhou como instrutor de Libras para crianças surdas e com múltiplas deficiências nas escolas bilíngues da prefeitura municipal de São Paulo.

    Grahamhill comenta que, anteriormente, o site da UFSC Joinville contava com um “Avatar” que prestava um atendimento às pessoas surdas, porém, não era capaz de sinalizar todas as palavras, fazendo apenas uma “soletração”. Foi pensando nisso que o servidor e o departamento de TI do Campus elaboraram esta ferramenta de atendimento dentro do próprio site. O banner para acesso segue a identidade visual padrão para este público, o que facilita a identificação do serviço pelo usuário. 

    O objetivo destas iniciativas é incluir digitalmente as pessoas surdas, tornando as informações sobre o ensino e sobre as demais atividades realizadas no Campus totalmente acessíveis. 

    Além do atendimento por Libras, o novo site do Campus também considerou, em seu desenvolvimento, testes de alto contraste e de leitura para facilitar o acesso para pessoas com dificuldades visuais.

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Engenharia Ferroviária e Metroviária é tema do “Desafio Profissão”, na TV PUC

    Publicado em 14/07/2021 às 11:18

    O professor Yesid Ernesto Asaff Mendoza, coordenador do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, da UFSC Joinville, participou esta semana da série “Desafio Profissão”, da TV PUC de São Paulo. A cada edição, o programa discute uma atividade profissional, com o objetivo de ajudar o jovem no seu processo de escolha de carreira. Os convidados são professores e profissionais da área.

    Na atração, Yesid, juntamente com a engenheira ferroviária Nayara Siementkowski, egressa do Campus, falaram sobre a formação e possibilidades de atuação deste engenheiro. O professor explicou que o profissional formado na UFSC Joinville possui uma visão sistemática do setor ferroviário e metroviário, podendo trabalhar principalmente em quatro áreas: projeto veicular, operações, manutenção e gestão ferroviária. Os egressos do curso são contratados por grandes operadoras de logística e transportes, frabicantes de componentes, empresas prestadoras de serviços, entre outras.

    A engenheira Nayara, formada em 2016 e especialista em engenharia de manutenção da empresa Rumo Logística, contou um pouco do seu processo de decisão pela carreira nas ferrovias, como foi sua formação acadêmica e sua experiência no mercado de trabalho.

    O setor de Engenharia Ferroviária e Metroviária apresenta uma alta empregabilidade e é um dos pontos estratégicos do governo brasileiro para desenvolvimento da infraestrutura nacional.

    Para conferir o programa na íntegra e saber mais sobre esta profissão, confira o vídeo abaixo:

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Eficem, da UFSC Joinville, conquista primeiro lugar das Américas em competição internacional

    Publicado em 13/07/2021 às 09:35

    A equipe de Eficiência Energética da UFSC Joinville, Eficem, conquistou o primeiro lugar das Américas, na competição “Virtual Tech Inspection”, um dos desafios propostos na Virtual League, competição criada pela empresa multinacional Shell para as equipes que participavam da Shell Eco-marathon, suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia de COVID-19. 

    Para participar da inspeção virtual, os times tiveram que utilizar a criatividade para demonstrar de forma remota a adequação dos protótipos a uma série de regras técnicas e de segurança estabelecidas pela organização da prova.

    Após uma acirrada competição, entre cerca de 50 equipes, o resultado foi anunciado em uma live, organizada por membros d a Shell Eco-Marathon na última quinta-feira, 08 de julho. O time Eficem, da UFSC Joinville, conquistou o primeiro lugar das Américas, seguido pela Unisabana Herons EV, da Universidad de la Sabana, na Colômbia, e da Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    De acordo com a equipe, o vídeo enviado impressionou os jurados pela qualidade de fabricação e estreito seguimento do regulamento e dos checklists pedidos pela Shell, em conjunto com padrões de segurança próprios do Eficem. Num cenário de pandemia em que a Universidade está com restrições a atividades presenciais, foi um grande desafio planejar, preparar o protótipo, produzir e filmar o vídeo da competição, seguindo todos os protocolos do Guia de Biossegurança da UFSC. Foram três dias de gravações, espaçados ao longo de três semanas.

    Como recompensa pelo trabalho realizado, o Eficem receberá 1.500 dólares. O dinheiro será utilizado para comprar equipamentos para o laboratório que a equipe utiliza, além de peças e materiais para a fabricação de um novo protótipo.

    Clique aqui para assistir o vídeo. Para saber mais sobre o Eficem, acompanhe a equipe nas redes sociais

     

    Comunicação Institucional – UFSC Joinville


  • Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas da UFSC Joinville recebe inscrições para alunos regulares até 22/07/2021

    Publicado em 08/07/2021 às 09:07

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM), da UFSC Joinville torna público o edital para seleção de alunos regulares do curso de mestrado para o segundo semestre de 2021.

    Serão ofertadas 30 vagas, nas áreas de concentração: Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia, Materiais e Fenômenos de Transporte. Para a inscrição neste processo seletivo, o candidato deverá ser portador de diploma de nível superior em Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, ou Áreas Tecnológicas, com carga horária mínima de 2.400 horas.

    As inscrições podem ser feitas até o dia  22 de julho. Os alunos regulares do programa poderão se candidatar a bolsas de estudo, participar de projetos de pesquisas com grandes empresas, realizar intercâmbio para cursar disciplinas e/ou realizar estágio no exterior, dentre outras oportunidades.

    O edital conta com reserva de vagas previstas pelas políticas de Ações Afirmativas da UFSC. Serão asseguradas vagas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, e também para candidatos com deficiências.

    Acesse o edital e todas informações sobre o processo seletivo clicando aqui.