Campus

Histórico

Em 2008, a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) permitiu a oferta de novos cursos e vagas. Com recursos deste programa, a UFSC criou e instalou, em 2009, os novos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville e, em 2013, o campus de Blumenau.

Inaugurado no dia 4 de agosto de 2009, o Campus da UFSC em Joinville funcionou até dezembro de 2011 nas instalações físicas da Universidade da Região de Joinville (Univille), na região norte do munícipio. A partir de 2012, com a necessidade de uma estrutura maior, o Campus passou a funcionar em prédios alugados no bairro Santo Antônio. Por fim, em março de 2018, houve a mudança para o Perini Business Park, um parque empresarial situado na Zona Industrial Norte do município, numa infraestrutura também alugada. A solenidade de instalação do campus ocorreu no dia 05/03/2018.

A UFSC possui um terreno localizado no Km 51/52 da BR 101, região sul do município de Joinville, com uma área de 1.181.190,07 m². Esse terreno foi doado pelo governo do Estado de Santa Catarina e pelo município de Joinville, onde deverão ser construídos os prédios para instalação permanente do Campus Universitário da UFSC em Joinville.

Acesse Mais informações sobre o Campus e Orgulho e emoção marcaram as comemorações de 10 anos da UFSC em Joinville, matérias produzida pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).


Estrutura Organizacional

O Campus de Joinville, definido como Campus Fora da Sede de acordo com a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 do Ministério da Educação (MEC), foi formalmente incorporado ao Estatuto e Regimento da UFSC em 2016.  É administrado localmente por uma Diretoria de Campus e por uma Diretoria Administrativa de Campus. Sua estrutura comporta atualmente uma única Unidade Universitária, o Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) e uma única subunidade Universitária, o Departamento de Engenharias de Mobilidade (EMB).

O Organograma do Campus de Joinville e do Centro Tecnológico de Joinville são disponibilizados pelo Departamento de Planejamento e Gestão da Informação da Secretaria de Planejamento (DPGI/SEPLAN), neste link.


Centro Tecnológico de Joinville – CTJ

O Centro Tecnológico de Joinville desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão destinados à formação de pessoas com competência técnica e gerencial para atuar na operação e manutenção de sistemas de transporte, no estudo de cenários e projetos voltados à resolução de problemas de infraestrutura e no desenvolvimento de sistemas em áreas tecnológicas voltadas à mobilidade.

São oferecidos oito cursos de graduação: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval.
Também são disponibilizados dois mestrados profissionais Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas e Mestrado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos.

Futuramente deverão ser integrados outros conhecimentos ao Campus Joinville para responder as necessidades nas áreas ambiental, social, econômica, humana, de urbanismo, de informação e de fundamentos em física, química, biologia e matemática.

Regimento do Centro Tecnológico de Joinville – CTJ


Infraestrutura

O Campus da UFSC Joinville, localizado no condomínio empresarial Perini Business Park, é composto por 3 blocos:

  • Bloco U: salas de aula, salas de professores, auditórios, ampla área administrativa e de biblioteca com 8.581,48m²;
  • Bloco C: restaurante universitário, área de convivência e bicicletário com 1.792,98m²;
  • Bloco L: laboratórios e equipes de competição com 3.131,78m².

A área externa aos blocos possui 780 vagas de estacionamento (63 vagas especiais), bicicletário coberto com 183,54 m² e descoberto com 357,60 m², uma quadra poliesportiva cercada e iluminada, uma pista de testes com 1.700,00 m², um boulevard arborizado de acesso aos blocos e uma praça também arborizada e com bancos para seus usuários.

Com relação às questões ambientais e também ao emprego de novas tecnologias, o Campus possui um sistema de reaproveitamento de água da chuva para uso em mictórios e vasos sanitários, iluminação com tecnologia LED, fachadas e coberturas projetadas para aproveitamento de iluminação natural, painéis de vedação externa fabricados em concreto armado que proporcionam melhor isolamento acústico e térmico, sistema de climatização de todos os ambientes interligados a um mecanismo recuperador de calor que proporciona a troca do ar e reaproveitamento da temperatura.


Portfólio Institucional