Equipes de Competição

As equipes de competição são uma iniciativa estudantil e constituem-se de grupo de alunos devidamente matriculados em cursos de graduação e/ou pós-graduação da Universidade que formam uma equipe estruturada e organizada com o objetivo de participar de competições de cunho acadêmico representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2016, a UFSC regulamentou a atuação dessas equipes por meio da Resolução Normativa Nº 87/2016/CUn.

Conheça abaixo as equipes de competição da UFSC Joinville:

 Barco Solar Babitonga
O Barco Solar Babitonga é um projeto universitário, composto por alunos e professores que visa desenvolver embarcações movidas exclusivamente por energia solar fotovoltaica. São desenvolvidos pela equipe os sistemas mecânico, elétrico e de navegação a bordo, juntamente com o projeto e fabricação do casco. Desde 2010, participa do Desafio Solar Brasil, um rali de barcos movidos à energia solar com equipes de todo o Brasil.
Site: babitonga.webnode.com
Contato:
Rede Social: @equipebabitonga
 Botcem
O Botcem é uma equipe de competição de robótica criada em 2011 no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ). É composta por acadêmicos dos cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval divididos em cinco células – setor administrativo, robô de combate categoria Hobbyweight (5,4kg), robô de sumô categoria mini (500g), robô seguidor de linha e robô de combate categoria Beetleweight (1,4kg).
Site: www.ufsc-botcem.wixsite.com/botcem
Contato:
Rede Social: @botcem
 Bateria Nota CEM
A Bateria nota CEM é uma formação reduzida, aos moldes de uma bateria de escola de samba tradicional, que busca a vivência musical dos alunos da UFSC de Joinville, em diversos ritmos musicais. Participa de competições entre baterias de outros cursos e universidades.
Contato:
Rede Social: @baterianotacem
 Cheerleaders Camaleão
Equipe de cheerleading da Atlética do CTJ. Participam de campeonatos internos da UFSC e externo também.
Rede Social: @cheerleaders_camaleao
 CTJ Baja UFSC
A equipe projeta e constrói veículos off-road, para participar de competições regionais e nacionais, promovidas pela SAE Brasil. Além da parte técnica, os chamados “Bajeiros” são capacitados em áreas de gestão de pessoas e recursos, liderança e marketing, preparando os estudantes para a vida profissional.
Site: https://sites.google.com/view/ctjbajaufsc
Contato:
Rede Social: @ctjbajaufsc
 DUNA
O DUNA – Desafio Universitário de Nautidesign é um projeto criado na UFSC Joinville, em 2013, que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência internacional. As equipes participantes são desafiadas a construir um modelo funcional de embarcação, em escala reduzida. Os protótipos são submetidos a uma série de provas, com o intuito de avaliar a qualidade do projeto e da construção. O objetivo do evento é fomentar o surgimento de novos projetos na área de Engenharia Naval e a interação entre os futuros engenheiros.
Site: www.oficialduna.com
Contato:
Rede Social: @oficialduna
 Eficem
Eficem é a equipe de Eficiência Energética da UFSC Joinville. Tem como foco o desenvolvimento de protótipos automobilísticos, visando a eficiência e a inovação. Participa de competições nesta área, sendo a principal delas, a Shell Eco Marathon ricas/Brasil. Com apenas quatro anos de existência conquistou posições de destaque na competição internacional e no ano de 2015 obteve o título de caro mais leve, mantendo esta marca por três anos consecutivos.
Site: www.eficem.ufsc.br
Contato:
Rede Social: @eficemufsc
 Fórmula Cem
A equipe fórmula CEM tem como principal objetivo desenvolver modelos de veículos do tipo Fórmula-SAE com motor a combustão (IC) e elétrico (EV), para participar dos eventos de competição estudantil que são promovidos pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil. Em 2019, obteve a primeira colocação no quesito “eficiência – cateforia combstão” na competição nacional.
Site: www.formulacem.ufsc.br
Contato:
Rede Social: @formulacem
 Holandês Voador
A equipe de nautimodelismo Holandês Voador foi criada em 2013 com o intuito de participar do Desafio Universitário de Nautimodelismo (DUNA). É bicampeã da competição, com os títulos conquistados em 2017 e 2018.
Site: www.hvduna.wixsite.com/website
Contato:
Rede Social: @hvnauti
 Hydra
A equipe Hydra foi criada em 2017 para participar do Desafio Universitário de Nautimodelismo (DUNA). Em 2018, a equipe ficou em 4º lugar na prova de cabo de guerra, recebendo elogios sobre a performance do casco e itens do relatório de projeto.
Contato:
Rede Social: @hydranautidesign
 InfraTEC
Equipe do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UFSC Joinville. Elabora e executa projetos através de protótipos de diversas áreas da infraestrutura, visando competições, de forma a contribuir com o aprimoramento de técnicas e materiais. É constituída por três setores: Estruturas, Geotecnia e Materiais. A equipe participa de competições como: APO IBRACON, Desafio de Pontes e Desafio de Taludes.
Site: www.infratec.ufsc.br
Contato:
Rede Social: @infratec
 Kosmos Foguetemodelismo
A Kosmos foi Fundada em 2013 por um grupo de estudantes que queriam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir da construção de foguetes. Há dois grandes eventos que a Kosmos participa, sendo eles a LASC (Latin America Space Cup – São Paulo) e o Festival de Minifoguetes de Curitiba.
Site: www.kosmosrocketry.com
Contato:
Rede Social: @kosmosrocketry
 Nisus Aerodesign
A Nisus Aerodesign é uma equipe de competição de aerodesign que cria e executa projetos na área de Engenharia Aeronáutica. O principal objetivo da equipe é projetar e construir uma aeronave rádio controlada de pequeno porte capaz de levantar voos carregando carga em seu interior, e, com estes projetos, participar anualmente da competição SAE Brasil AeroDesign.
Site: www.nisus.joinville.ufsc.br
Contato:
Rede Social: @equipe_nisus
 Seven Seas Nautidesign
Equipe de Nautidesign da UFSC Joinville, fundado no final de 2019, tendo como principal objetivo aperfeiçoar e ampliar diversos conhecimentos adquiridos no curso através da prática ma construção de um protótipo rebocador em escala reduzida. Para atingir o desempenho desejado a equipe é dividida em 5 principais setores, são eles: Comercial, Transmissão, Construção Naval, Sistema Propulsivo e Elétrico.
Site: www.linkedin.com/company/seven-seas-nautidesign
Rede Social: @7seasnautidesign
 Terra
Criada em 2018, a equipe pesquisa e desenvolve um veículo submarino autônomo (AUV) capaz de operar em ambientes desconhecidos e coletar dados e amostras, tanto sólidas quanto líquidas. Atualmente, a equipe se organiza em cinco setores: Estruturas, Energia e Propulsão, Eletrônica, Pesquisa Espacial e Marketing.
Site: www.terra.joinville.ufsc.br
Contato:
Rede Social: @terracompetition