-
Curso de Latex: inscrições abertas para toda a comunidade
O LaTeX é uma linguagem computacional (conjunto de macros) para a edição de textos, voltado para a área da escrita científica e amplamente usado pela comunidade acadêmica para a elaboração de relatórios, artigos, teses, apresentações etc. O curso, que se inicia em 20 de outubro é parte de um projeto de extensão que permitirá que a comunidade acadêmica do Centro Tecnológico de Joinville e comunidade em geral conheçam e usem esta ferramenta como parte de sua formação.
Serão introduzidos conceitos básicos para se iniciar e aprofundar nos recursos que oferece a plataforma Latex. Inicialmente o curso é oferecido a alunos monitores, alunos de TCC, planejamento de TCC, inscrito e alunos de iniciação científica, fornecendo uma ferramenta alternativa para a elaboração dos TCC e outros tipos de documentos acadêmicos.
Esta edição do curso terá 3 sessões presenciais e uma ofertada remotamente. Será utilizada a ferramenta overleaf. Para ter acesso a esta plataforma é preciso se cadastrar no site https://pt.overleaf.com/ antes da primeira sessão.
O curso será realizado presencialmente nos dias 20 e 21 de outubro (segunda e terça-feira) e 3 de novembro (segunda-feira), sendo realizado das 16h20 às 18h, conforme cronograma. No dia 4 de novembro (terça-feira) haverá aula remota de caráter opcional.
As inscrições podem ser feitas diretamente neste link. Para mais informações sobre o curso, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail
-
Aluno da UFSC Joinville é premiado em Congresso Pan-Americano de Engenharia Naval
O estudante da UFSC Joinville, Vitor Costa Dias com o troféu que recebeu durante o congresso, no Peru. Foto: acervo pessoal
O estudante Vitor Costa Dias, da 10ª fase do curso de Engenharia Naval do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve seu artigo premiado como um dos três melhores trabalhos apresentados no XXIX Congresso Pan-Americano de Engenharia Naval, Transporte Marítimo e Engenharia Portuária (Copinaval), realizado de 29 de setembro a 3 de outubro, em Lima, no Peru.
O artigo intitulado A New Ship Design Methodology Integrating CFD, HPC, Optimization and Virtual Reality propõe uma metodologia integradora que, a partir da geração de modelos paramétricos de casco, permite realizar análises em ambiente de computação de alto desempenho (HPC), conduzidas por algoritmos de otimização. Os resultados podem ser avaliados em tempo real ou posteriormente em uma interface de realidade virtual, oferecendo suporte à otimização aplicada ao projeto de embarcações e plataformas offshore.
Pesquisa do NSO
O congresso, que é tido como uma das principais referências internacionais do setor, reuniu pesquisadores e profissionais da área naval de diversos países. Além de Vitor, participaram do evento os alunos Julián Nunes e Rafael Pieper, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE); Brian Desordi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM); e os estudantes de Engenharia Naval Guilherme Rodrigo Maier e João Victor Brunken.
Os trabalhos apresentados pelos alunos são frutos das pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Simulação e Otimização (NSO), coordenado pelo professor Thiago Pontin. “Agradeço ao professor pela oportunidade de conduzir o artigo e ressalto que o resultado alcançado é fruto do esforço conjunto de todos no laboratório”, ressaltou Vitor sobre a conquista.
A próxima edição do Copinaval será realizada em Belém (PA), em 2027, marcando o retorno do congresso ao Brasil após 20 anos — a última edição sediada no país ocorreu em 2007.
-
Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 tem inscrições prorrogadas até 15 de outubro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) informam que o prazo de inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 foi prorrogado até quarta-feira, 15 de outubro.
As provas do processo seletivo serão realizadas presencialmente nos dias 6 e 7 de dezembro, com aplicação em diversas cidades de Santa Catarina. O Vestibular Unificado 2026 oferece 6.712 vagas em mais de 200 cursos de graduação, correspondentes a 70% das vagas da UFSC e 50% das vagas do IFSC e do IFC. A taxa de inscrição é de R$ 192,00 e pode ser paga até 16 de outubro.
No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma das três instituições participantes (UFSC, IFSC ou IFC) e selecionar o curso de graduação de interesse. O Quadro Geral de Cursos e Vagas, o programa de disciplinas e demais informações detalhadas estão disponíveis no site oficial do processo seletivo: vestibularunificado2026.ufsc.br.
Ações afirmativas
No Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, 50% das vagas são reservadas para candidatos que se enquadram nas Políticas de Ações Afirmativas. As cotas são destinadas exclusivamente a estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e são subdivididas em categorias:
- Baixa renda: famílias com renda bruta de até um salário mínimo por pessoa;
- Independente de renda: para quem estudou em escola pública, sem exigência de comprovação de renda;
- Pretos, pardos, indígenas e quilombolas: a avaliação será baseada em critérios fenotípicos (para pretos e pardos) e pertencimento étnico (para indígenas e quilombolas);
- Pessoa com Deficiência (PCD): necessária apresentação de laudo médico caracterizador da deficiência no modelo disponibilizado pela UFSC e demais documentos comprobatórios.
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) informa que é fundamental que os candidatos consultem atentamente as definições e requisitos de cada categoria de cota no edital, pois a escolha incorreta pode implicar a perda da vaga. Todos os casos passam por bancas de verificação para garantir a veracidade das informações, conforme a Coperve/UFSC.
Plantão de atendimento
A Coperve/UFSC presta orientações e tira dúvidas por meio dos seguintes canais:
- Telefone: (48) 3721-9951 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
- E-mail:
Outros processos seletivos
A Coperve/UFSC informa que seguem abertas, até esta quarta-feira, 8 de outubro, as inscrições para os seguintes processos seletivos:
Vestibular Educação do Campo UFSC/IFC 2026
Cursos: Licenciatura em Educação do Campo – Área de Ciências da Natureza e Matemática (UFSC- José Boiteux/SC) e Licenciatura em Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo (IFC – Abelardo Luz/SC)
Modalidade: Presencial
Taxa: gratuita
Prova: 2 de novembro de 2025, nas cidades de José Boiteux/SC e Abelardo Luz/SC
Inscrições e edital completo: educacaodocampo2026.ufsc.brVestibular Letras-Libras e Pedagogia Bilíngue Libras-Português 2026
Cursos: Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras (UFSC – Florianópolis) e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português (IFSC – Palhoça/SC)
Taxa: R$ 115,00
Prova: 2 de novembro de 2025, em Florianópolis/SC (UFSC) e Palhoça/SC (IFSC)
Inscrições: vestibularlibras2026.ufsc.brProcesso Seletivo para Vagas Suplementares UFSC 2026
Público-alvo: Pessoas indígenas, quilombolas, com deficiência (PCD) e pessoas trans
Taxa: gratuita
Prova: 2 de novembro de 2025, em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville, José Boiteux e Xanxerê
Inscrições: suplementares2026.ufsc.br -
Egressa da UFSC é premiada por estudo sobre redução de consumo de combustível
A engenheira Laura Lozada dos Santos Araújo, recém egressa do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o Prêmio Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Considerada um destaque pelo resultado da sua pesquisa de conclusão de curso, ela foi a única mulher dentre as pessoas premiadas e estudou como a inteligência artificial pode contribuir para reduzir o consumo de combustível de veículos.
O prêmio busca estimular os alunos dos cursos de engenharia mecânica na carreira automotiva e para isso identifica e reconhece aqueles que tenham se destacado em seu desempenho acadêmico e produzido trabalho final bem avaliado ligado à técnica automotiva. A engenheira é formada pela UFSC Joinville e também recebeu, na instituição, o prêmio de mérito acadêmico.
Sob orientação do professor Ricardo José Pfitscher, Laura desenvolveu o TCC Implementação de modelo de aprendizado por reforço em dispositivo móvel para economia de combustível em veículos a combustão. O trabalho propôs um sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) baseado em inteligência artificial, capaz de recomendar, em tempo real, ações de aceleração ou frenagem para reduzir o consumo de combustível.
Ela utilizou como ponto de partida o trabalho de um colega também orientado pelo professor Ricardo, desenvolvido pelo egresso Paulo Henrique Kubiack Gorla. A proposta foi entender como a Inteligência Artificial poderia ser aplicada em um ambiente real: no caso, um veículo consumindo combustível em um percurso real.
Laura treinou a I.A a partir de um trajeto que ela fazia corriqueiramente com o próprio carro. “Eu peguei um trajeto que eu já fazia com o meu carro, coletei todos os dados necessários para o treinamento da IA e com isso eu treinei o mesmo modelo que havia sido desenvolvido nesse outro TCC”, conta.
Depois, Laura embarcou o modelo em um aplicativo de celular. “Fiz todo esse treinamento e desenvolvi um aplicativo que pudesse mostrar em tempo real para o motorista o que ele tinha que fazer para reduzir cada vez mais o gasto de combustível”, explica. As ações de aceleração e desaceleração do motorista em tempo real, por exemplo, aumentam a eficiência energética. O sistema desenvolvido sugere ao motorista qual ação tomar por trecho, baseado no modelo treinado.
“A ideia inicial é a aplicabilidade em frotas que fazem sempre o mesmo percurso, porque ele é especializado e treinado para um percurso específico”, comenta Laura sobre uma das potencialidades do projeto. “A ideia pode ser expandida para carro elétrico também”, complementa.
Nos testes realizados, a solução apresentou economia entre 7% e 14% no consumo de combustível, mesmo em veículos mais antigos. Além disso, o projeto resultou no desenvolvimento de um aplicativo móvel com código aberto, ampliando as possibilidades de aplicação em diferentes contextos, como rotas logísticas e transporte coletivo. “Os testes foram mais de prova de conceito, não foi um teste estatístico. Foi um teste de aplicabilidade da solução”.
O Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros é entregue anualmente durante o Seminário de Manufatura Automotiva e reúne instituições de ensino de referência em Engenharia de todo o país. Laura comentou a simbologia de, em um prêmio de reconhecimento no qual quatro alunos foram premiados, ter sido a única mulher a ganhar. “Eu era a única mulher no palco”, disse. A egressa destacou que esse fato é particularmente significativo porque seu trabalho está inserido não apenas na engenharia, mas especificamente no setor automotivo, um campo onde, segundo ela, ainda há menos mulheres.
Atualização: este texto informou que a egressa conquistou o primeiro lugar no prêmio, mas não há ordem de premiação entre os destaques. A informação foi corrigida.
-
UFSC Joinville sedia etapa regional da maior competição de programação do Brasil e se destaca entre os melhores
O campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um das sedes, no sábado, 13 de setembro, da primeira fase da Maratona SBC de Programação, a maior competição de programação do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. O evento é composto por várias competições locais, e a universidade se destacou pelo seu desempenho. A sede da UFSC Joinville foi a segunda maior do Brasil.
Estudantes de diferentes instituições de Santa Catarina, Paraná e de outros polos da região Sul participaram, compondo 61 times de nove universidades. As equipes catarinenses dominaram a competição, conquistando todas as três primeiras colocações. O pódio foi dividido entre times da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da UFSC Joinville.
No panorama nacional, a sede também se destacou: cinco equipes de Joinville ficaram entre as 50 melhores do Brasil. O grande destaque foi o time é sempre o XOR, do BRUTE Competitive Programming da Udesc/CCT, que, com quase 20 anos de tradição na competição conseguiu resolver 10 problemas e alcançou o quarto lugar nacional.
O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), vinculado ao International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação do mundo. Em nível nacional, a maratona envolveu 4.042 competidores, organizados em 1.014 times de 24 estados do Brasil, que tiveram cinco horas para resolver problemas complexos de lógica e algoritmos, exigindo raciocínio rápido, programação eficiente e trabalho em equipe.O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Blumenau, o Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (CCT/Udesc), o Centro de Educação do Planalto Norte da Udesc (Udesc/Ceplan), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a UFSC de Florianópolis, a UFSC de Joinville, a Univille, a Unicuritiba e a Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba estiveram presentes no evento.
A melhor posição da UFSC foi conquistada pelo time de Joinville CEMCodes: programe enquanto eles dormem. Criada em 2023, a equipe coleciona resultados de destaque. Neste ano, o grupo resolveu sete problemas, alcançando a terceira colocação regional e a 23ª posição no ranking nacional, com chances de classificação para a final brasileira. O time tem como coordenador e técnico o professor Ricardo José Pfitscher, e conta ainda com os professores Benjamin Grando Moreira e Anelize Zomkowski Salvi como técnicos — todos os três docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE/UFSC Joinville).
Entre os estudantes, Paulo Pimentel Regueira foi um dos destaques da UFSC. Atualmente, ele é o melhor colocado da região no ranking internacional do Codeforces, plataforma de referência mundial em programação competitiva.
Os representantes da UFSC Joinville
- CEMCodes: Programe enquanto eles dormem (Paulo Pimentel Regueira – Engenharia Aeroespacial, Eric Yadoya – Engenharia Mecatrônica e Artur Heiber – Engenharia Mecatrônica);
- CEMCodes: Última Bolacha do Pacote (Abdeel da Cruz – Engenharia Aeroespacial, Guilherme Meneghelli Fossa – Engenharia de Transporte e Logística e Alaun da Rocha – Engenharia Mecatrônica);
- CEMCodes: Mach Infinity (Gustavo Ferrari – Engenharia Aeroespacial, Reuel Fernandes da Silva – Engenharia Aeroespacial e Thaís Assunção – Engenharia Aeroespacial);
- CEMCodes: Huevos con Aceite (Gabriel Sbardelini – Engenharia de Transportes e Logística, Michael Zevenbergen – Engenharia de Transportes e Logística e Eduardo Cardoso – Engenharia Naval).
O placar nacional pode ser conferido em Resultado Oficial – Maratona SBC 2025.
-
Com sumô e arte, equipe da UFSC Joinville conquista quatro pódios na Copa Pinhão de Robótica
A equipe de robótica Botcem, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou quatro pódios na Copa Pinhão de Robótica, realizada de 6 a 8 de setembro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. Na categoria sumo autônomo, dois robôs da equipe chegaram à final e se enfrentaram, levando ambos os prêmios de 1º e 2º para a UFSC.
No sumô, os robôs de se enfrentam em uma arena circular, e o objetivo é empurrar o adversário para fora da área delimitada. A modalidade autônoma, em que os robôs em disputa são guiados por sensores que captam as informações e respondem por meio da programação, não permite intervenção humana externa durante a batalha. O que exige é uma programação cuidadosa, como explica a equipe. Já no sumô rádio-controlado, uma pessoa pilota o robô com um controle remoto, e a Botcem conquistou o 2º lugar.
Ao todo, 15 integrantes da UFSC participaram da atividade, atuando no desenvolvimento mecânico, elétrico e de programação dos robôs, além das áreas de marketing e administração.
A modalidade robô artístico marcou uma das estreias da equipe e a conquista do 3º lugar, com a apresentação do artbot Banguela. O robô artístico é exposto durante a competição, cujo campeão é decidido por votação popular. Os robôs interagem com o público ou chamam a atenção pela criatividade de sua concepção.
A Botcem participou ainda de outras três modalidades. O combate consiste em destruir ou incapacitar o robô adversário. “Nosso robô de estreia resistiu a uma luta e utilizava uma arma rotativa, capaz de arremessar o oponente para o alto”, contou a equipe, ressaltando o alto custo da modalidade, já que as disputas resultam na destruição de pelo menos uma das máquinas. Na categoria seguidor de linha, o desafio é construir um robô que, por meio de sensores, percorra um circuito seguindo uma linha no chão e vence quem fizer o trajeto no menor tempo. Já no perseguidor de linha, dois robôs percorrem o mesmo circuito simultaneamente. O objetivo não é o tempo, mas sim alcançar o adversário e “caçá-lo” dentro da pista.
A Botcem é uma equipe de competição de robótica Centro Tecnológico (CTJ), da UFSC Joinville, criada em 2011. O nome da equipe remete a robôs (bot) e ao antigo nome do centro (Centro de Engenharias da Mobilidade: CEM). Toda a construção e programação dos robôs, além do marketing, da captação de recursos e do desenvolvimento da identidade visual é de responsabilidade dos membros, permitindo o desenvolvimento de conhecimento em diferentes áreas.
-
Robô da UFSC que ‘enxerga’ sob a água é o único sulamericano em competição internacional nos EUA
Estudantes de engenharia naval Elisa Silva e Rafael Rui e o estudante de engenharia automotiva Pedro Strieder, diretor da área de mecânica na equipe Terra, na RoboSub. Foto: Divulgação/UFSC Joinville
A equipe Terra, projeto de extensão do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Campus de Joinville, representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Brasil na RoboSub, competição internacional de robótica realizada em agosto em Irvine, na Califórnia, nos Estados Unidos.
O grupo desenvolveu um AUV (sigla em inglês para veículo autônomo subaquático), apelidado de Ivy, equipado com inteligência artificial para detectar objetos no ambiente aquático. A equipe foi a única da América do Sul a participar da modalidade presencial da competição nos Estados Unidos.
Com capacidade de reconhecimento de imagem e tomada de decisão, a tecnologia também contribui para pesquisas relacionadas à preservação de espécies nos recifes e à conservação ambiental, informou a equipe Terra.
O veículo Ivy tem potencial para atuar em diversas áreas, incluindo inspeção de casco de embarcações em regiões portuárias sem precisar colocar barcos e navios em uma doca seca, coleta de dados e amostras para pesquisa científica acerca do ambiente e suas espécies monitoramento de leitos e animais marinhos, operações em locais de difícil acesso e até mesmo em missões de busca, conforme a equipe Terra.
Além de detectar objetos, Yvy possui sistemas de controle que, em versões futuras, ainda em desenvolvimento, poderão permitir que a máquina interaja fisicamente com o ambiente. Isso pode fazer com que, por exemplo, o Yvy colete itens com uma garra.
Veículo funciona de forma autônoma
O veículo, embora ainda inicial, foi projetado para operar de forma autônoma, servindo de base para aprimoramentos futuros. A construção foi feita por estudantes, sob coordenação de projeto do professor Andrea Piga Carboni, com o apoio das professoras Anelize Zomkowski Salvi e Tamiris Grossl Bade. A Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) deu suporte financeiro ao projeto, que teve também colaboração da Connor Soluções.
Durante a competição RoboSub, de 11 a 17 de agosto, o Ivy passou na etapa de inspeção. No entanto, teve um problema com uma bateria adquirida nos Estados Unidos durante a competição. Os brasileiros acabaram pontuando apenas no critério de atividade extra. No entanto, a equipe Terra informou que vivenciou trocas de conhecimento com times experientes, que ofereceram apoio desde a adaptação de ferramentas ao padrão norte-americano até contribuições técnicas durante os desafios da competição.
Boa colocação em outras competições
A equipe Terra já teve bons resultados em outras competições. Na COBRUF 2019 – competição que reúne equipe de produção de tecnologia para uso em diferentes ambientes – a equipe da UFSC Joinville ficou em primeiro lugar tanto na categoria COBRUF Subspace como na colocação geral, além de prêmios em excelência em igualdade de gênero, divulgação educacional, desenvolvimento ágil, entre outros. Na RoboSub 2022, devido à pandemia do Covid-19, a equipe Terra participou apenas de forma online, portanto não participou da semi-final e final. Nessa edição, conquistou o 23º lugar de 39 participantes.
-
UFSC Joinville participa de atividade sobre Psicologia e Serviço Social na Educação na IELUSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Joinville – participou de uma atividade promovida pela Faculdade IELUSC, voltada às possibilidades e desafios da Psicologia e do Serviço Social na Educação.
A ação contou com a presença da psicóloga Daniela de Oliveira e da assistente social Ania Tamilis Witt, da equipe de Assistência Estudantil da UFSC, a convite da professora Mariana Datria Schulze, coordenadora do curso de Psicologia da IELUSC.
Durante o encontro, foram apresentadas práticas desenvolvidas no âmbito da Assistência Estudantil no ensino superior, promovendo troca de experiências com os estudantes da instituição. O convite surgiu a partir de interlocuções estabelecidas no primeiro semestre de 2025 entre a equipe da UFSC e a professora Mariana, que atua nas áreas de Psicologia Escolar e Estágio Supervisionado.
A IELUSC é reconhecida pela pesquisa no campo da Psicologia e do Serviço Social na Educação, com destaque para sua atuação no acompanhamento da implementação da Lei nº 13.935/2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica.
A participação da UFSC Joinville contribuiu para o fortalecimento do diálogo com a comunidade acadêmica regional e para a possibilidade de futuras parcerias interinstitucionais.
-
UFSC abre concurso público para professor do magistério superior; uma vaga em Joinville
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou Concurso Público por meio do Edital nº 039/2025/DDP, para provimento de vagas do cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente da universidade.
Nesse concurso serão oferecidas 135 (cento e trinta e cinco) vagas para docente, para os cinco campi da UFSC.
Para o Campus de Joinville, é ofertada 1 vaga com os seguintes requisitos:
Departamento: Departamento de Engenharias da Mobilidade (EMB)
Campo de conhecimento: Projetos de Máquinas
Processo nº: 23080.058351/2024- 48
Requisitos para provimento do cargo: Graduação em Engenharia e Doutorado em Engenharia -
UFSC Joinville conecta pesquisa e inovação no evento Ágora Connect
Em 22 de agosto de 2025, a UFSC Joinville marcou presença no ecossistema de inovação ao realizar, em parceria com o Ágora Tech Park, a primeira Ação de Tracionamento Ágora Connect/UFSC. O evento, sediado no Ágora Tech Park, teve como foco acelerar a inovação por meio da conexão entre projetos de pesquisa desenvolvidos na UFSC e empresas do Perini Business Park.
A proposta foi mapear e destacar produtos universitários com alto nível de maturidade tecnológica (próximo a 6) e com potencial para se tornarem soluções comerciais.
O encontro reuniu representantes de empresas de grande porte, como Petrobrás, Weg Tintas, Avell, Brascola, Pollux, Walbert e Amoveri Hub, que puderam conhecer de perto o que a universidade tem produzido em termos de pesquisa aplicada e inovação.
A iniciativa foi conduzida pelos professores Thiago Fiorentin e Andra Piga, da UFSC Joinville, em parceria com Fabiano Dell’Agnolo, diretor do Ágora Tech Park, e contou ainda com o apoio do professor Jacques Mick, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, e de Vinícius Machado, gerente da Petrobrás.
Novas edições da ação já estão sendo planejadas ainda para 2025.