Confira as vencedoras do Projeto Meninas na Tecnologia 2023 da UFSC Joinville

19/10/2023 14:02

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anuncia, em parceria com a Tupy, multinacional fabricante de componentes estruturais para bens de capital, as equipes vencedoras da terceira edição do projeto Meninas na Tecnologia. O projeto, coordenado pelos professores Carlos Sacchelli e Tatiana Garcia, tem como objetivo promover o uso da tecnologia entre alunas e professoras nas escolas de Joinville, incentivando o interesse e o desenvolvimento nas áreas de Ciência e Tecnologia.

A edição deste ano começou em abril de 2023, com 105 equipes participantes, sendo formadas por três alunas e uma orientadora, totalizando 370 alunas de escolas públicas e particulares. A novidade deste ano foi a participação de alunas do 1º e 2º anos do ensino médio, além das alunas de ensino fundamental.

Foram 5 etapas até a fase final, na qual as equipes precisaram apresentar um Pitch de um modelo de negócios para veículos autônomos. Nas fases anteriores as meninas estudaram temas como lógica, programação e robótica educacional, capacitação das equipes em impressão 3D, oficinas de tecnologia e resolução de um desafio tecnológico, além de capacitação em empreendedorismo e mentoria.

As atividades ocorreram no contraturno escolar, sob a supervisão de alunos e professores da UFSC Joinville, e com o apoio dos professores integradores de mídias da Rede Municipal de Joinville. O projeto, reconhecido em premiações e pela Câmara de Vereadores da cidade, ofereceu 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional. As estudantes também participaram de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park.

Para a final, foram classificadas 5 equipes de cada categoria (fundamental e médio), as quais apresentaram seus projetos no dia 17 de outubro no Ágora Tech Park.

Conheça as três equipes contempladas do ensino fundamental:

1º lugar: Escola Municipal Professora Laura Andrade
Equipe: Hellen da Silva Flores, Eduarda Rafaela Machado Coppetti, Alessandra Muller
Professora orientadora: Jocilene Skrypec Machado
Mentora: Carmela Georgia Tomasini (Tupy)

2º lugar: Escola Municipal Professora Laura Andrade
Equipe: Isabeli Moreira, Sarah Luiza de Bittencourt
Professora orientadora: Suzana Dognini
Mentora: Vanessa Colleri (INOVAPARQ/Univille)

3º lugar: Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara
Equipe: Kauanny Karolly dos Santos, Patrícia Filipi, Lara Sokacheski
Professora orientadora: Monica Aparecida Asquino
Mentora: Karollyne Steffane Correia (Tupy)

Veja a reportagem da NDTV sobre as vencedoras da categoria Ensino Fundamental neste link.

Conheça as três equipes contempladas do ensino médio:

1º lugar: Colégio Católica Machado de Assis
Equipe: Isabelle Vacentini, Luiza Sant’Ana da Silveira, Leticia Fagundes
Professora orientadora: Andreia Cristina Maia Viliczinski
Mentora: Elizandra Tobre (Join.Valle)

2º lugar: Colégio Católica Machado de Assis
Equipe: Luiza de Castro Alves, Milena Sabbanelli Kohls, Emilly Vitória Tonoli Correia
Professora orientadora: Andreia Cristina Maia Viliczinski
Mentora: Marina Furbino Martins (Tupy)

3º lugar: Escola de Educação Básica Marli Maria de Souza
Equipe: Raquel Martins Carvalho, Kesya Lauren Correa Silveira
Professora orientadora: Davi Robson Silva Estevão