Estudantes de escola municipal visitam UFSC Joinville e desenvolvem projeto de inovação

22/06/2023 12:14

Estudantes da Escola Municipal Padre Valente Simioni estiveram na UFSC Joinville visitando o Laboratório de Mecânica dos Solos, coordenado pelo Professor Marcelo Heidemann, para conhecer um pouco mais sobre o comportamento de rejeitos de mineração, aproveitamento de areias de fundição e comportamento de solos residuais, para desenvolvimento de projeto.

Os estudantes Bryan Guilherme Tavares, Gabriel Custódio Jorge, João Vitor dos Santos Chaves, Vinicius De Lima Pereira, Vinícius Gabriel Zanotto e Vinicius João Zimmermann, com a coordenação da Professora Gilmara dos Santos, compõem a equipe Robot Makers, que participou do 3º Campeonato Joinvilense de Robótica, que ocorreu neste sábado (17) no Centreventos Cau Hansen, com o tema “Ideias sustentáveis para implantação em empresas da região de Joinville”.

No campeonato, as equipes foram separadas em 4 categorias: Robótica Lego, Seguidor de Linha, ArtBot e Projeto de Robótica Educacional. Na categoria Robótica Lego, a qual a equipe Robot Makers participou, há quatro subcategorias: desafio do robô (solucionar missões contidas no tapete do campeonato); design do robô (identificar estratégia de missão, criar um robô e uma programação alinhados com sua estratégia); projeto de inovação (identificar e pesquisar um problema, desenvolver uma solução e criar um protótipo);  trabalho em equipe (avaliação de entrosamento, cooperação, diversão e outros critérios).

Um dos projetos apresentado pelos estudantes consiste em utilizar a areia de descarte de fundição (ADF) para criação de blocos que serão utilizados para delimitação das hortas e espaços comunitários. Este projeto faz parte da categoria Robótica Lego, subcategoria projeto de inovação.

O interesse pelo tema e a ideia de desenvolvimento do projeto surgiu após a visita dos alunos a UFSC Joinville, através do Projeto Meninas na Tecnologia, em parceria com o Projeto UFSC Joinville de Portas Abertas, na qual puderam conhecer, além deste, vários outros laboratórios da universidade.

A equipe Robot Makers, foi a vencedora da categoria Robótica Lego, subcategoria Desafio do robô. Este projeto consistiu na criação de um robô que executasse as missões propostas no tapete. Quanto mais missões executadas com sucesso, maior a pontuação alcançada.