Equipe Eficem da UFSC Joinville ensina tecnologia de veículos elétricos aos alunos do Projeto Resgate

24/08/2021 09:05

Estudantes da UFSC Joinville, que fazem parte de equipes de competição, estão atuando em parceria com o Projeto Resgate, projeto social realizado em Joinville, que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação.

Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram diversas atividades. Estamos apresentando, por meio de uma série de quatro matérias, o trabalho desenvolvido por cada uma. Esta semana, vamos conhecer as ações conduzidas pela Eficem, equipe de Eficiência Energética do Campus, que une inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento de protótipos automobilísticos.

As atividades da Eficem com os alunos do projeto iniciaram em março deste ano, e ocorrem nas manhãs de sábado, virtualmente. As aulas são ministradas por dois membros da equipe, os estudantes de engenharia automotiva Kadu Oriqui e Natan Vital, que contam com demais membros da Eficem para apoio técnico e produção de conteúdo. Crianças de oito a onze anos participam dos encontros on-line, nos quais a equipe apresenta os principais sistemas e componentes dos veículos elétricos, utilizando uma didática simples e coerente com as jovens mentes que estão conhecendo essa tecnologia.

As aulas contemplam os modos construtivos dos chassis, os tipos de carroceria e, principalmente, os diferentes motores elétricos e baterias, além de outras características relevantes, para que os alunos compreendam a engenharia dos veículos. Também são apresentadas novidades e tendências do mercado de Electric Vehicles (EVs), e as principais motivações por trás da popularização dessa tecnologia. O foco em eficiência energética está alinhado com os valores da equipe, que compete em eventos nacionais e internacionais com seus veículos de alta eficiência.  O assunto foi escolhido pela equipe por sua relevância na cultura da paz, tema do Projeto Resgate para o ano de 2021.

Os integrantes da equipe destacam que o conhecimento de novas tecnologias voltadas para objetivos sustentáveis é essencial para entender a dinâmica de uma sociedade que busca reverter os impactos negativos sobre o planeta. Kadu, líder da célula “Urban Concept” da Eficem, explica que “cuidar de nossa casa é cuidar de nossa saúde, física e mental, e das pessoas ao redor. Isso é fundamental em uma sociedade justa e pacífica. Apresentar às crianças de nossa comunidade uma tecnologia que é pouco disseminada no Brasil, mas tendência nos principais mercados automotivos do exterior, é muito gratificante. Provavelmente é a primeira vez que eles ouvem sobre o assunto, mas temos certeza que enquanto crescem vão ver muitos EVs rodando pela cidade”.

Nas próximas semanas, nos canais de comunicação da UFSC Joinville, continuaremos a apresentar os projetos com as equipes de competição do Campus e outras ações da parceria da Universidade com o Projeto Resgate. Para conferir a primeira matéria da série, com a equipe Barco Solar Babitonga, clique aqui.

Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: eficemequipes de competiçãoExtensãojoinvilleprojeto resgateufscufsc joinville