SNCT 2020: PET EMB promove cursos em escolas municipais de Joinville

07/07/2021 09:44

O Programa de Educação Tutorial da UFSC Joinville (PET EMB), formado por discentes do Campus, está promovendo atividades em escolas municipais de Joinville, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT 2020. Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento está sendo realizado agora, em 2021.

A temática do evento é “Inteligência Artificial” e, dentro deste tópico, o PET EMB está ministrando cursos de Arduino para alunos do 8⁰ e 9⁰ ano das escolas Padre Valente Simioni, Pedro Ivo Campos e Hans Müller. De acordo com o site Canaltech, o Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto que inclui hardware e software livre e visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos de diversas ordens. Fazendo uma comparação simplificada, uma placa Arduíno funciona como uma base de Lego sobre a qual o desenvolvedor junta várias peças e monta um protótipo.

Por conta da pandemia o projeto foi restrito a um número pequeno de alunos, e diversas medidas se segurança e higienização foram seguidas. No entanto, a equipe comenta que a receptividade foi tão grande por parte dos estudantes que logo haverão novas edições do curso, abrindo portas para novos aprendizados.

Sobre o PET EMB

O PET EMB, Programa de Educação Tutorial de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, foi criado em 2011 pelo professor Cristiano Vasconcellos Ferreira, com o apoio da Direção do então Centro de Engenharias da Mobilidade (hoje Centro Tecnológico de Joinville), nas pessoas do Professor Acires Dias (Diretor Geral), Alvaro Lezana (Diretor Acadêmico) e Francisco Sommer (Diretor Administrativo) e participação dos professores.

O PET EMB nasceu como um grupo de aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo que busca propiciar aos bolsistas participantes condições para a realização de atividades extracurriculares que favoreçam sua formação acadêmica global, o crescimento pessoal e o desenvolvimento da sociedade. A equipe hoje é tutorada pelo professor Carlos Maurício Sacchelli.

Saiba mais sobre o PET EMB em: petemb.ufsc.br

Comunicação Institucional – UFSC Joinville