UFSC Joinville realiza sétima edição da Maratona de Cálculo com participação de 85 duplas

29/11/2023 14:41

As etapas finais da VII Maratona de Cálculo da UFSC Joinville foram realizadas na última quinta-feira, 23 de novembro. O pódio foi formado por estudantes de Engenharia Aeroespacial da UFSC: a grande dupla vencedora foi formada pelos alunos João Guilherme e Enzo Negri Cogo , que disputaram a grande final com Vanessa Vilela Tavares e Vinícius Soares de Souza. Para completar o pódio, Eduardo Fetter e Guilherme Pick Costa obtiveram a terceira colocação. Em quarto lugar, Felipe Schneider e Luiz Gustavo Girardi, do Colégio Bom Jesus.

A competição é realizada anualmente e tem como objetivo avaliar o conhecimento dos participantes em conteúdos relacionados exclusivamente com o cálculo de derivadas e estimular o estudo desta disciplina. Nesta edição, a novidade foi a participação de equipes da UDESC e de uma escola de ensino médio da cidade, Colégio Bom Jesus, que possui um projeto de extensão de ensino de cálculo. O professor responsável por este projeto do colégio, Jairton Passos Rachadel, celebrou a integração entre as instituições de nível médio e superior. O evento contou com a participação de 71 duplas da UFSC, 6 da UDESC e 8 do Colégio Bom Jesus, concorrentes ao longo de duas fases de muito cálculo.

As inscrições foram por duplas e a competição ocorreu feita em duas etapas: a primeira fase foi seletiva e consistiu em resolver 10 questões de cálculo de derivadas. Nesta etapa, foram selecionadas as oito melhores duplas. Na segunda etapa, as duplas selecionadas competiram em fase eliminatória de mata mata (quartas de final, semifinal e final).

Mais informações na página do evento.

Notícias UFSC – Agecom.

Tags: maratona de calculo