Dez escolas disputam final do projeto Meninas na Tecnologia

04/10/2023 13:32

Dez escolas – cinco de Ensino Fundamental e cinco de Ensino Médio – são as finalistas do projeto Meninas na Tecnologia, da UFSC Joinville. O objetivo é apresentar e discutir o uso da tecnologia para alunas e professoras de escolas da cidade de Joinville, para incentivá-las nas áreas de Ciência e Tecnologia. A final será disputada no Ágora Tech Park, às 19h, no dia 17 de outubro.

O projeto teve início em abril de 2023, com 105 equipes participantes, sendo formadas por três alunas e uma orientadora. Após várias etapas classificatórias, as finalistas foram selecionadas. A missão agora será apresentar um Pitch de um modelo de negócios para veículos autônomos.

Nas suas diferentes fases até agora, as estudantes participantes puderam conhecer temas como lógica, programação e robótica educacional,  participar de oficinas de tecnologia e resolução para um desafio tecnológico e também de empreendedorismo.

O projeto Meninas na Tecnologia surgiu para impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Seu início ocorreu em 2021, com atendimento a cinco escolas devido às restrições da pandemia. Os bons resultados impulsionaram o projeto em 2022, quando participaram 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville.

O projeto, reconhecido em premiações e pela Câmara de Vereadores da cidade, ofereceu 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional. As estudantes também participaram de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. A coordenação é feita pelos professores da UFSC Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia.

As finalistas

Ensino fundamental

E. M. Professor Avelino Marcante
E. M. Professora Laura Andrade