Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC: inscrições abertas até 9/10!

18/09/2023 11:08

As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC estão abertas até 9 de outubro.  O edital está disponível no site vestibularunificado2024.ufsc.br. A taxa de inscrição custa R$ 169,00 e os pedidos de isenção podem ser solicitados até 27 de setembro pelos candidatos que atenderem os requisitos descritos no edital do vestibular.

O Vestibular Unificado representa a oferta de cerca de 6.700 vagas, distribuídas em 35 municípios catarinenses e 200 cursos de graduação – 100 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 55 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e 45 do Instituto Federal Catarinense (IFC). A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital. O candidato poderá escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições.

Para os campi de Joinville, a UFSC oferece 280 vagas em 8 cursos superiores, já o IFSC oferta 52 vagas em três cursos.

A quantidade de vagas especificada no Quadro Geral de Cursos e Vagas corresponde a 70% do total de vagas ofertadas pela UFSC, em cada curso, 50% do total de vagas ofertadas pelo IFSC, em cada curso, e 50% do total de vagas ofertadas pelo IFC, em cada curso, para o ano letivo de 2024.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h. Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e os candidatos só poderão entrar até as 13h45. No primeiro dia serão realizadas as provas de línguas (primeira e segunda), Matemática, Biologia e duas questões discursivas. No segundo, as provas são de Ciências Humanas e Sociais, Física, Química e redação.

Ações Afirmativas

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC aplica Políticas de Ações Afirmativas das Instituições de Ensino Superior do Vestibular, com recorte de renda, a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências. Para concorrer às vagas previstas, o candidato deverá ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira e, no ato da inscrição, optar pela categoria correspondente.

Outros processos seletivos

Além do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC, também estarão abertas, de 5 de setembro a 9 de outubro, inscrições gratuitas para os processos seletivos de Educação do Campo (UFSC), Pedagogia: ênfase em Educação do campo (IFC), Indígenas e Quilombolas (UFSC), Letras Libras (UFSC) e Pedagogia Bilíngue – Libras/Português (IFSC). As provas desses processos seletivos serão realizadas no dia 19 de novembro.

Mais informações pelo e-mail ou pelo telefone (48) 3721-9951.