DPAE divulga resultados da Pesquisa sobre Modos de Deslocamento na UFSC

30/05/2023 14:00

O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia, através de sua Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN, faz saber os resultados da pesquisa realizada em 2022 sobre os principais modais utilizados pela Comunidade Universitária em seus deslocamentos até os Campi da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O levantamento contou com 4.065 respostas válidas e obteve informações sobre: o vínculo das pessoas com a Universidade; idade; se a pessoa possui alguma deficiência; locais de origem e destino; modais utilizados; tempo de deslocamento; horário de deslocamento; frequência de deslocamento; se há deslocamento entre unidades da UFSC e se faz uso dos espaços da Universidade aos finais de semana.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no Relatório Técnico 01/2023/COPLAN/DPAE e traçam o perfil dos deslocamentos nos 5 Campi da UFSC: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Adicionalmente todos os dados coletados foram sistematizados no banco de informações institucionais Observatório UFSC no Menu Mobilidade Urbana.

Fonte: Relatório de Pesquisa Modo de Deslocamento UFSC – Relatório 01/2023/COPLAN/DPAE/PU

Em Joinville a pesquisa contou com 429 respondentes. Do total de respondentes da pesquisa 73,7% são alunos da graduação, 9,4% são professores, 7,3% são funcionários terceirizados, 6,6% são técnicos administrativos e 3,1% são alunos da pós-graduação.

O modal mais utilizada para se deslocar até o campus é o carro (46%), seguido pelo transporte público (40,6%). A bicicleta e motocicleta são utilizadas por 6,6% e 5,6% das pessoas. A forma de transporte a pé e por aplicativo de viagem são pouco utilizadas apenas por 0,9% e 0,2% das pessoas.

Além do modo de deslocamento, também foram levantados dados como locais de origem, locais de destino, tempo de deslocamento, horários e frequência de deslocamento, sobre o uso do campus aos finais de semana e motivos.

Para informações mais detalhadas e o documento completo, acesse:

Tags: Deslocamento UFSCMeios de locomoçãoMeios de transporte