Projeto ‘Meninas na Tecnologia’ vence prêmio por votação popular

05/05/2023 15:02

Projeto Meninas na Tecnologia, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu a terceira edição do Prêmio Joinville Faz Bem, na categoria Inovação. O resultado foi anunciado na terça-feira, 2 de maio, pela NSC TV. O prêmio foi concedido após votação popular. O Meninas na Tecnologia recebeu 183.663 votos, vencendo a categoria com 50,34% das indicações. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Meninas na Tecnologia teve início em 2021, com atendimento a cinco escolas devido às restrições da pandemia. Os bons resultados impulsionaram o projeto em 2022, quando participaram 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional, além de participarem de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. As finalistas visitaram a Tupy Fundição. A coordenação do projeto é feita pelos professores da UFSC Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia.

Finalistas do Projeto Meninas na Tecnologias

Finalistas do Projeto Meninas na Tecnologia Ao Prêmio Joinville Faz Bem premiou iniciativas em oito categoria temática de educação, meio ambiente, cultura, inovação, esporte, projeto social e joinvillense do ano. A escolha dos vencedores aconteceu por meio de votação popular que bateu o recorde de 2.517.044 participantes: 1 milhão de votos a mais do que na última edição do prêmio. Foram quatro etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Ao final, cada equipe apresentou um protótipo físico com uma apresentação de plano de negócios e os melhores projetos foram premiados.

Notícias UFSC.

Tags: ExtensãoMeninas na TecnologiapremiaçãoPrêmio Joinville