Inscrições abertas para Curso de LaTeX

25/04/2023 10:50

O LaTeX é uma linguagem computacional (conjunto de macros) para a edição de textos, voltado para a área da escrita científica e amplamente usado pela comunidade acadêmica para a elaboração de relatórios, artigos, teses, apresentações etc. O curso, que se inicia em 12/05, é parte de um projeto de extensão que permitirá que a comunidade acadêmica do Centro Tecnológico de Joinville e comunidade em geral conheçam e usem esta ferramenta como parte de sua formação.

Serão introduzidos conceitos básicos para se iniciar e aprofundar nos recursos que oferece a plataforma Latex.  Inicialmente o curso é oferecido a  alunos, monitores, alunos de TCC, planejamento de TCC e alunos de iniciação científica, fornecendo uma ferramenta alternativa para a elaboração dos TCC e outros tipos de documentos acadêmicos. Esta edição do curso será ofertada em forma híbrida: presencial e online, usando a ferramenta overleaf. Para ter acesso a esta plataforma é preciso se cadastrar no site https://pt.overleaf.com/ antes da primeira sessão.

São 4 sessões que poderão ser acessadas de forma assíncrona na página do curso: https://latexjoinville.paginas.ufsc.br/.

Cada sessão online consiste em um vídeo que aborda os conteúdos e explicações do respectivo tópico de acordo ao cronograma de atividades. Cada atividade estará a cargo de um docente ministrante que entregará uma pequena tarefa a ser entregue até 5 dias da data da respectiva sessão. Isto inclui a simulação da elaboração de um TCC e está pautado no tópico 3; tendo assim a vantagem de uma primeira experiência em relação à digitação do seu futuro TCC.

Será entregue certificado de participação a quem entregar a tarefa final e participar presencialmente das duas primeiras sessões. A tarefa final consiste na entrega das tarefas 3 e 4. Para participantes externos a UFSC está prevista uma tarefa distinta ao TCC. A todos os participantes, será disponibilizada a plataforma moodle para informações e contato geral.

As inscrições podem ser feitas diretamente neste link. Para mais informações sobre o curso, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail

Tags: Comunidadecurso de extensão