UFSC Joinville recebe automóvel do Programa Rota 2030

14/06/2021 07:19

A UFSC Joinville recebeu esta semana um automóvel Renault Sandero para ser utilizado em atividades de pesquisa e ensino do Campus. A disponibilização do veículo faz parte do projeto “Sistema Inteligente de Aquisição e Análise de Dados para Controladores Automotivos”, proposta aprovada no Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística para o Futuro do Brasil, iniciativa do Governo Federal para desenvolver o setor automotivo. 

A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema inteligente para aquisição e análise de dados em tempo real de Unidades de Controle Eletrônicas (ECUs) de automóveis. As ECUs são responsáveis pelo controle de diversas funcionalidades do veículo, como motor, freios, assistência e segurança ao motorista.

O professor Giovani Gracioli, coordenador do projeto, explica que o carro será utilizado para a retirada de variáveis relacionadas ao motor do veículo. A equipe de pesquisadores está desenvolvendo um sistema (com hardware e software próprios) que substituirá um sistema comercial, possibilitando a aquisição dos dados dessa ECU, o envio dos mesmos utilizando comunicação 4G e a aplicação de algoritmos de machine learning para detecção de anomalias enquanto o veículo está em funcionamento.

Além do automóvel, a empresa Renault, parceira do projeto, enviou uma ECU de desenvolvimento e um laptop com ferramentas comerciais para aquisição dos dados da ECU, que será utilizado na comparação do sistema atual com o sistema desenvolvido pelos pesquisadores. O veículo será disponibilizado também para outras atividades de pesquisa e para disciplinas de graduação e pós-graduação do Campus.

A equipe da pesquisa conta com três pesquisadores da UFSC, além do professor Giovani Gracioli: Anderson Spengler, do Departamento de Engenharia da Mobilidade – EMB, Antônio Augusto Fröhlich, do Departamento de Informática e Estatística – INE e Gustavo Medeiros de Araújo, do Departamento de Ciência da Informação – CED. 

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site do Laboratório de Integração Software Hardware (LISHA). 

 

Comunicação Institucional – UFSC Joinville