Equipe da UFSC Joinville fica em 1° lugar em categoria do 3º Summit Nacional de Robótica

20/12/2023 12:21

A equipe de robótica Botcem, do Campos de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ganhou, em novembro, a categoria Seguidor de Linha, do 3º Summit Nacional de Robótica, maior evento de robótica realizado em Santa Catarina. Essa edição contou com mais de 300 participantes, vindos de todo o Brasil e do México, que competiram em diferentes modalidades: desde desafios de robôs autônomos até batalhas entre eles.

A categoria de Seguidor de linha, vencida pela equipe de Joinville, é uma prova de corrida individual onde um robô, obrigatoriamente autônomo, precisa atravessar um percurso seguindo uma linha no chão. Ganha o robô que terminar o percurso em menor tempo.

A equipe Botcem, que faz parte de um projeto de extensão, é formado por 34 alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Automotiva, Engenharia Naval, Engenharia Ferroviária e Engenharia Aeroespacial.

Segundo os organizadores do evento, o Centro Universitário Católica SC, as categorias que envolveram combate entre dois robôs obrigatoriamente ocorreram em arenas completamente fechadas. A estrutura contou com paredes em policarbonato translúcido, não permitindo que partes dos robôs ou outros objetos saíssem para a parte externa das arenas. No entanto, as paredes permitiam uma visão clara para os pilotos, juízes e público presente ao evento. A iniciativa conta com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio de empresas da região, como WEG e Becomex.

Categorias da competição:

Seguidor de linha: é uma prova de corrida individual, onde um robô, obrigatoriamente autônomo, precisa atravessar um percurso seguindo uma linha no chão, ganha o robô que terminar o percurso em menor tempo.

Perseguidor de Linha: é uma disputa direta entre dois robôs autônomos, que devem chegar ao final de uma pista simétrica traçada com uma linha, onde vence o primeiro a alcançar o outro ou aquele que permanecer mais tempo na pista.

Combate de robôs: é composta por rounds com confronto direto entre dois robôs, onde apenas um robô é declarado vencedor do round.

Robô trekking-indoor: nesta categoria um robô autônomo deve navegar, no menor tempo possível, por um percurso aleatório com quatro marcos definidos, onde o robô deve conseguir identificá-los. A competição pode ser realizada tanto em ambiente fechado quanto em ambiente aberto, e o robô deve conseguir atravessar os obstáculos e variações do chão.

Sumô autônomo\Sumô RC: modalidade da competição que simula o esporte nacional japonês de luta livre, o Sumô.  Essa categoria tem dois tipos de robôs, o Rádio Controlado (RC), dirigido por um operador através de um sistema de controle por rádio, e o Autônomo, operado autonomamente por um programa carregado em seu sistema.

Notícias UFSC – Agecom

Tags: BotcemEquipe de competiçãoSummit