Duas equipes representam a UFSC em competição nacional de aerodesign

01/11/2023 12:51

Duas equipes de AeroDesign da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão participar do SAE Brasil AeroDesign, que ocorre de 2 a 5 de novembro em São José dos Campos, São Paulo. A equipe Nisus Aerodesign, do campus Joinville, competirá na categoria Regular, enquanto a equipe Céu Azul Aeronaves, do campus Florianópolis, estará na categoria Micro.

Equipe Nisus Aerodesign, campus Joinville
Foto: Divulgação

SAE Brasil AeroDesign é um evento de desafio para estudantes de Engenharias, que promove a disseminação de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, com entrega de relatórios, apresentações orais e competições de voo entre equipes do Brasil e do mundo.

Laura Lasta Moço, líder do setor administrativo da Nisus, destaca que a participação no torneio conecta a instituição a outras universidades, promovendo a troca de conhecimento e destacando a UFSC como ambiente inovador para a formação de futuros engenheiros.

Os acadêmicos formam equipes representando suas instituições de ensino superior, enfrentando desafios anuais com base em problemas reais da indústria aeronáutica, como otimização multidisciplinar, redução de peso, instrumentação e ensaios em voo.

Equipe Céu Azul Aeronaves, campus Florianópolis Foto: Divulgação

A equipe Céu Azul Aeronave é uma das pioneiras na competição, representando a UFSC desde 1999. Anteriormente, a equipe tinha outros nomes, como Tecol-leco e Gralha Azul. Já a equipe Nisus participa desde sua criação em 2010, quando se chamava Cem Asas.

De acordo com Igor Pires, capitão da equipe Céu Azul Aeronaves, a participação na competição possibilita o desenvolvimento não apenas do conhecimento em Engenharia Aeronáutica, mas também de habilidades no trabalho em equipe, disciplina e organização. “Representar a UFSC na competição destaca a aplicação prática do conhecimento de engenharia durante a graduação e demonstra o comprometimento dos alunos em buscar e aplicar conhecimento”.

Categorias têm requisitos específicos

Na competição, existem três categorias: Regular, Advanced e Micro, cada uma com requisitos específicos. A Categoria Regular tem mais restrições, enquanto Advanced e Micro oferecem mais liberdade de projeto. A avaliação é dividida em competição de projeto e competição de voo, onde engenheiros da indústria avaliam os projetos com base em concepção e desempenho.

Segundo Laura, da Nisus, participar da competição permite receber um feedback técnico do projeto apresentado, e possibilita a oportunidade de expor o aprendizado e os projetos produzidos na universidade e seus futuros profissionais formados. “A participação no evento aprimora o conhecimento técnico dos estudantes, os prepara para o mercado de trabalho e desenvolve habilidades práticas, melhorando suas oportunidades de estágio e emprego”.

A SAE Brasil AeroDesign, fundada em 1991, é voltada para a divulgação de conhecimento e atualização tecnológica para profissionais da indústria de mobilidade no Brasil, promovendo eventos anuais, com mais de 15 mil participantes, focados em inovações e tendências da mobilidade nacional e internacional. Mais informações no Instagram na Nisus e da Céu Azul Aeronaves.

Ariclenes Patté / estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC