Equipe Infratec da UFSC Joinville leva título e segundo lugar no ‘Desafio de Pontes’

11/10/2023 09:01

A equipe Infratec, da UFSC Joinvile,  conquistou o 1° e 2° lugar no Desafio de Pontes, realizado todos os anos pela Universidade do Estado de Santa Catarina para avaliar a construção de pontes de palitos de picolé e cola transparente com a capacidade de aguentar o maior peso possível. A equipe que alcançou o primeiro lugar rompeu a ponte com 220kg e a do segundo lugar com 160kg. A avaliação levou em conta, ainda, critérios como estética, capacidade portante, estimativa de carga e memorial de análise. O evento ocorreu no último sábado, em Joinville.

A professora responsável Valéria Bennack conta que a Infratec elabora e executa projetos de protótipos das mais diversas áreas da infraestrutura, como pontes treliçadas, estruturas de terra armada e concreto armado. Na competição, participaram duas equipes do setor de estruturas, com seis pessoas em cada equipe, compostas por alunos da segunda até a nona fase da graduação em Engenharia Civil de Infraestrutura

“O objetivo da competição é colocar em prática os conceitos de engenharia, aplicando conteúdos estudados nas disciplinas de estruturas da grade da engenharia civil, na montagem da ponte de palitos de picolé. A preparação das equipes da UFSC acontece no decorrer do ano, seja no estudo do projeto, seja na prática de montagem”, conta. A preparação se intensifica no mês anterior à competição, quando os estudantes passam a ter o desafio de montar e romper no mínimo uma ponte por semana.

Equipes vencedoras

A professora reforça que esses momentos são importantes para os estudantes aperfeiçoarem suas habilidades. Segundo ela, a organização, o trabalho em equipe, as metas a serem alcançadas, o conhecimento aplicado e o planejamento são constantemente trabalhados para se atingir o objetivo. “A competição agrega valor a todos os integrantes”, destaca. Além disso, com a premiação em dinheiro é possível realizar atualização de materiais e ferramentas utilizadas para continuidade dos trabalhos da equipe toda.

Valéria também explica que o projeto escolhido para elaboração da ponte tem característica de suporte a maiores cargas com menor peso próprio da estrutura, denominada treliça Pratt. Para executar o projeto é possível realizar análises por softwares para analisar o comportamento estrutural. “Assim, os tamanhos e formatos dos palitos são distribuídos de acordo com a demanda dos esforços da ponte em camadas sucessivas. São executados dois perfis simultâneos e realizada a junção destes posteriormente”.

Notícias da UFSC – Agecom

Tags: Desafio de pontesEngenharia civil de infraestruturaEquipe de competiçãoinfratec