Equipe FórmulaCEM da UFSC Joinville é destaque em competição nacional

10/08/2023 10:59

A equipe FórmulaCEM, constituída por estudantes de engenharia do Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou a 9ª colocação na 19ª Competição FórmulaSAE Brasil com a terceira melhor pontuação entre as equipes que representaram a Região Sul do País e a melhor no Estado de Santa Catarina, na categoria de carro a combustão. O evento, que é uma realização da Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), no Brasil, aconteceu no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba-SP, entre os dias 2 e 6 de agosto.

Nesta edição participaram estudantes de engenharia de 13 Estados Brasileiros, além do Distrito Federal, e uma equipe estrangeira, do Peru. A competição reuniu 46 equipes, para disputar provas estáticas e dinâmicas, com protótipos de carros a combustão e 17 equipes de carros elétricos. Os estudantes de engenharia são responsáveis pela concepção, execução e validação dos protótipos de carros do tipo FórmulaSAE, além da captação e administração dos recursos, do relacionamento com o mercado, da organização do trabalho e da liderança, que são fatores indispensáveis para o sucesso da equipe.

A equipe FórmulaCEM da UFSC de Joinville participa da Competição, sob a orientação do professor Modesto Hurtado Ferrer, desde 2014, e vem ganhando destaque a cada ano que passa, tanto em provas estáticas quanto nas dinâmicas. Na edição de 2023, além de ficar entre as 10 melhores equipes do Brasil, na nona posição, a equipe conquistou o terceiro lugar na prova de eficiência energética – que avalia o consumo de combustível durante o circuito de 22km da prova de enduro de resistência, e atingiu a quinta melhor posição na prova de business, que avalia o plano de negócio da equipe para a venda dos protótipos em série, diante cenários de mudanças, entre outros resultados.

Para o Eron Moraes Espindola, atual capitão e membro da equipe há 5 anos, o resultado desta competição representa a concretização de um sonho, de muitos anos, de todos aqueles que passaram pela equipe. Esses resultados comprovam a capacidade técnica da equipe para resolver problemas complexos e, principalmente, reafirma o espírito de trabalho e o sentimento de pertencimento pelo projeto de todos os que fazem parte da equipe. Segundo o professor Modesto Ferrer, a competição de 2023 foi um dos desafios mais intensos que ele vivenciou, em todos os que atua como orientador. O comprometimento dos estudantes pelo resultado, aliado à capacidade técnica e resiliência para resolver de forma contundente todas as adversidades, antes e durante a competição, foram fundamentais para o sucesso da equipe, afirma. “O que eu vejo aqui é uma reafirmação de que estamos no caminho certo, na formação dos profissionais que este país precisa”, completa ele.

Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

Tags: 19ª Competição FórmulaSAEAutomobilismoEquipe de competiçãoformulacem