UFSC Joinville exibe documentário “O Armário Não É o Nosso Lugar”

12/06/2023 11:04

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a UFSC Joinville recebe o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar, um longa metragem qum longa metragem que busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero. A exibição acontecerá no dia 20 de junho, às 15h15, na sala de cinema (U116) do Bloco U.

Esta ação faz parte do Circula UFSC, uma ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.  Além da exibição do longa metragem, haverá na sessão roda de conversa com o cineasta e diretor do documentário, Alexsandro Stenico, e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade. Para participar é necessário se inscrever neste link (vagas limitadas).

Sobre o filme

Wendy Moretti – entrevistada do documentário. Foto: divulgação.

Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.

Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.

Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.

Sobre o diretor

Alexsandro Stenico; foto: divulgação.

Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.

 

> Sobre a ação:

O quê: documentário O Armário Não É o Nosso Lugar | exibição do filme e debate  
Quando: 20 de junho 2023
Onde: Sala de cinema (U116) – CTJ
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Inscrições: Sim. Clique aqui
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte | secarte.ufsc.br | 48 3721-2376

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do projeto O Armário Não É o Nosso Lugar e cultura.uol.com.br

Tags: Circula UFSCLGBTQIA+SeCArte