UFSC Joinville sedia o II Workshop sobre Pavimentação

08/11/2022 15:21

No dia 18 de outubro foi realizado no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), o II Workshop sobre Pavimentação. O evento contou com a apresentação dos resultados obtidos até o momento pelas pesquisas que compreendem o escopo do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 702/2020, realizado em parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulado ‘Avaliação do Comportamento Viscoelástico Linear de Misturas Asfálticas no Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários Submetidos a Carregamento Dinâmico’.

Estiveram presentes, além da equipe do TED, integrantes do staff diretivo e técnico do DNIT de diversos locais do Brasil, destacando o Diretor Geral de Planejamento e Pesquisa Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, a Coordenadora Geral do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) Caroline Buratto de Lima e Oliveira, e o Superintendente do DNIT em Santa Catarina Alysson Rodrigo de Andrade.

O evento transcorreu durante os períodos matutino e vespertino, com a seguinte programação:

• Abertura do evento, com palavras proferidas pelo Prof. Dr. Wellington Longuini Repette (Coordenador Geral do TED), Prof. PhD. Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, e Engª. Drª. Caroline Buratto de Lima e Oliveira;
  • Status quo do TED (Eng. Civil Dr. Gustavo Garcia Otto – equipe TED);
  • Palestra técnica sobre Formulação de Misturas Asfálticas – Método Francês (Prof. Dr. Breno Salgado Barra – equipe TED);
  • Apresentação de vídeos sobre os ensaios de PCG e compactação de misturas asfálticas (Prof. Dr. Yader Guerrero Pérez – equipe TED);
  • Visita guiada ao Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação (LDTPav).

Atuam como parceiros do TED o Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação (LDTPav – UFSC/Joinville), e os Laboratórios de Transporte e Logística (Labtrans) e de Pavimentação (LabPav) pela UFSC/Florianópolis.

Palestra técnica proferida pelo professor da UFSC Joinville Breno Barra

Visita técnica às instalações do LDTPav

Equipe do TED com o corpo técnico-diretivo do DNIT