Equipe Terra, da UFSC Joinville, vence desafio da Cobruf Aerospace Competitions

05/03/2021 08:00

A Equipe Terra, da UFSC Joinville, foi campeã do desafio Cobruf Aerospace Competitions, período 2019/2020, com o desenvolvimento teórico de um AUV (Autonomous Underwater Vehicle) capaz de coletar e analisar amostras no mar da lua Europa, do planeta Júpiter. Além de conquistar a primeira colocação na categoria “Cobruf Subspace”, a equipe obteve o primeiro lugar geral do evento.

Cobruf é uma associação criada há oito anos que, entre outras atividades, promove competições aeroespaciais que desafiam estudantes a desenvolver novas tecnologias para a exploração espacial, de forma pacífica, sustentável e responsável. Esta edição da Cobruf Aerospace Competition contou com as categorias SubSpaceCUBEDrone Rockets.

O AUV projetado pela Terra para a competição, na categoria SubSpace, foi desenvolvido para atuar desde o lançamento e pouso na superfície da lua Europa, até a perfuração da camada superficial de gelo, assim como na realização da coleta, análise das amostras e transmissão dos resultados para uma base terrestre, localizada na superfície do gelo. O projeto é similar ao que a Nasa desenvolve atualmente e está previsto para ser realizado em 2025.

Os professores Andrea Piga Carboni, coordenador da Terra, juntamente com Lucas Weihmann e Roberto Simoni, orientaram a equipe na elaboração do projeto.

“A Equipe Terra se orgulha em desenvolver esse projeto pioneiro no Brasil e agradece a todos da UFSC Joinville que colaboraram com essa realização”, afirma nota do grupo.

Sobre a equipe

A Terra é a primeira equipe de competição da UFSC Joinville a se dedicar na pesquisa, análise e construção de veículos autônomos submarinos (AUV). Sua criação foi oficializada pela instituição em maio de 2019, e conta com integrantes de diferentes cursos do Campus.

Mais informações na página da equipe.