“A engenharia de voo da Ingenuity”: bate-papo com professores do curso de Engenharia Aeroespacial, da UFSC Joinville

12/05/2021 07:53

Nesse último mês de abril, o helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou seu primeiro voo em Marte. Com duração de 40 segundos e uma altitude de três metros do solo, este foi o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta. Com este novo recurso, a NASA pretende ampliar a exploração do planeta vermelho, com uma capacidade de obtenção de dados e imagens mais avançada em relação aos já utilizados rovers.

Para explicar a engenharia por trás desse voo e tirar dúvidas dos interessados em exploração espacial, os professores da UFSC Joinville, Rafael Cuenca, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial e Alexandre Zabot, coordenador do projeto de extensão “Astrofísica para Todos”, prepararam um vídeo em que comentam o voo do Ingenuity. No bate-papo, os professores respondem às dúvidas mais comuns sobre o tema, tais como: por que é muito mais difícil voar em Marte do que na Terra? O que muda no projeto das hélices? Qual a diferença entre um drone e um helicóptero? E muito mais.

Você pode assistir alguns recortes no canal da UFSC Aeroespacial no Youtube, ou o vídeo completo no canal Astrofísica para Todos.

 

 

Comunicação Institucional – UFSC Joinville