Professor da UFSC Joinville é reconhecido no Prêmio Inovação Catarinense por pesquisa inovadora
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi premiada em três categorias do Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, entregue pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) na última sexta-feira, 8 de novembro. A Fundação premiou 27 pessoas, instituições e empresas “na promoção do conhecimento e prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores”.
A UFSC foi premiada como a segunda melhor Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de Santa Catarina e teve quatro professores e três estudantes reconhecidos. Entre os premiados, está o professor Ricardo Pfitscher, do campus UFSC Joinville, que ficou em segundo lugar na categoria Professor Inovador. Ele foi destaque por seu projeto que utiliza Inteligência Artificial (IA) para estimar o peso específico do solo na área de engenharia geotécnica.
O projeto, desenvolvido em colaboração com a professora Helena Paula Nierwinski, também da UFSC Joinville, aplicou IA a partir de dados coletados em campo para desenvolver um modelo capaz de estimar o peso específico do solo de forma mais ágil e precisa do que os métodos estatísticos tradicionais. Foram usadas mais de 1800 amostras para treinar o modelo de redes neurais, que atingiu uma precisão de 80%, superando as referências da literatura. A pesquisa resultou em várias publicações científicas, orientações acadêmicas e no desenvolvimento de um software registrado, disponível gratuitamente para a comunidade através do link: Sweet-Web.
A pesquisa tem potencial para agilizar projetos de obras de engenharia geotécnica, trazendo benefícios práticos para o setor.