Equipe da UFSC Joinville vence desafio de inovação na indústria automotiva

31/10/2024 15:14
Equipe da UFSC Joinville durante 2° Renault Transformation Day, em São José dos Pinhais, no Paraná. Foto: reprodução.

Equipe da UFSC Joinville durante 2° Renault Transformation Day, em São José dos Pinhais, no Paraná. Foto: reprodução.

Uma equipe de professores e estudantes do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceu o desafio IS/IT & Digital da segunda edição do Renault Transformation Day, que ocorreu em 4 de outubro, em São José dos Pinhais, no Paraná. O evento, promovido pela Renault do Brasil, reuniu estudantes de 20 universidades do Paraná e de Santa Catarina, com o intuito de incentivar a inovação e a transformação digital na indústria automotiva, por meio de workshops, palestras e atividades práticas focadas em tecnologia, sustentabilidade e mobilidade do futuro.

As instituições de ensino superior participantes foram sorteadas em disputas diretas em uma série de dez desafios. Entre as atividades práticas propostas pelos profissionais da Renault, a UFSC conquistou o desafio IS/IT & Digital, que teve como objetivo aprimorar análises de leads através de inteligência artificial. Os leads são interações digitais, por meio de redes sociais e anúncios, que empresas utilizam para se conectar com possíveis compradores e interessados em seus produtos. Na atividade, a equipe da UFSC, formada pelos estudantes Abner Gabriel de Souza, Arthur Haickel Nina, Artur Gemaque Rezende Da Silva, Emanoel Henmerson Cavalcante Soares, Ester da Maia Valverdes, Joshua Gabriel Junker, João Vítor Franke Goetz, Luiz Fernando Coppini de Lima, Maria Clara Seixa Scheffel e Sarah Aguiar, e pelos professores Benjamin Grando Moreira, Dalton Luiz Rech Vidor e Ricardo José Pfitscher, superou a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante o evento, os universitários também realizaram uma apresentação para gestores da Renault e um tour pela fábrica da marca, que possui capacidade de entregar um carro por minuto. Segundo os organizadores, a iniciativa oferece aos estudantes uma oportunidade única para aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais, promovendo o empreendedorismo e a inovação tecnológica.