UFSC Joinville anuncia as vencedoras do “Meninas na Tecnologia”
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anuncia, em parceria com a Tupy, multinacional fabricante de componentes estruturais para bens de capital, as três equipes vencedoras da segunda edição do “Meninas na Tecnologia”. O projeto, coordenado pelo professor Carlos Sacchelli, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do ensino fundamental.
As 12 equipes finalistas apresentaram seus projetos no dia 29, em evento no Ágora Tech Park. Entre eles, estavam as equipes da Escola Municipal Curt Alvino Monich e da Escola Municipal Padre Valente Simioni (duas equipes), que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, e foram premiadas com equipamentos. As cinco escolas melhores classificadas na final continuarão realizando atividades de pesquisa na Universidade, sob orientação dos professores nas áreas de tecnologia e com bolsas de iniciação científica do CNPq.
As escolas municipais de Joinville aderiram ao programa Meninas na Tecnologia em maio deste ano. No total, 27 unidades participaram, com cerca de 330 alunas de 7° a 9° ano recebendo aulas sobre lógica, programação e robótica educacional. Foram 4 etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Além da fase de pesquisa, cada equipe apresentou um protótipo físico que funcionasse por meio de um arduíno – plataforma de prototipagem eletrônica de uso livre – e de sensores que fizeram a leitura desses parâmetros.
As atividades ocorreram no contraturno escolar, sob a supervisão de alunos e professores da UFSC Joinville, e com o apoio dos professores integradores de mídias da Rede Municipal de Joinville.
“Percebemos uma evolução enorme nas meninas, porque a maioria não tinha nenhum contato com tecnologia. Elas conseguiram construir mini estações meteorológicas, que eram a missão principal, implementaram no arduíno e mostram seus projetos com desenvoltura. Acredito que conseguimos plantar uma sementinha em várias delas para mostrar que as mulheres podem trabalhar em qualquer área, e que a tecnologia também é um ambiente para elas”, conta a coordenadora do Espaço de Ciência e Tecnologia da UFSC Joinville, Tatiana Garcia.
“Por meio do “Meninas na Tecnologia”, temos a oportunidade de investir na qualificação de futuras profissionais e, já desde a base, gerar recursos para impulsionar a equidade de gênero no setor da tecnologia de maneira geral”, afirma Thamires Prado Brito, líder de Sustentabilidade da Tupy.
Conheça as três equipes contempladas:
3º lugar
Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni
Alunas: Laura Mendes Quintino
Isabelly da Maia Pereira
Professora: Gilmara dos Santos
Premiação equipe: 01 Arduíno para cada integrante
2º lugar
Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni
Alunas: Heloisa Correa
Pietra Alice Lopes da Silva
Luiza Bauer
Professora: Daniela Pereira
Premiação equipe: 01 Kindle para cada integrante
1º lugar
Escola: Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich
Alunas: Amanda Aparecida do Livramento
Brenda Wéschylin Limas
Professora: Sheila Steffen Klimtchuk
Premiação equipe: 01 notebook para cada integrante
Cada uma das instituições de ensino foi contemplada com uma impressora 3D.