UFSC Joinville realiza colação de grau virtual do semestre 2020.1

01/03/2021 16:50

A formatura da turma do primeiro semestre de 2020, dos cursos do Campus de Joinville da UFSC, foi realizada pela primeira vez de forma virtual, na última sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2021. A tradicional colação de grau, que reúne presencialmente formandos, familiares, amigos e autoridades, não foi possível devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, mas nem por isso faltou emoção e alegria na cerimônia.

Colação de Grau turma Oswaldo Cruz

Os 42 estudantes foram divididos em duas turmas e a solenidade foi organizada em dois horários diferentes. O primeiro evento ocorreu às 10h com os formandos dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Automotiva, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Transportes e Logística. A outorga de grau foi conduzida pelo reitor, professor Ubaldo Cesar Balthazar.

Já a segunda cerimônia do dia iniciou às 15h, com os formandos dos cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil de Infraestrutura e Engenharia Naval. Dessa vez, a outorga ficou sob a responsabilidade do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Pedro Luiz Manique Barreto.

Colação de Grau turma Santos Dumont

Diferentemente das outras colações de grau antecipadas que ocorreram ao longo do segundo semestre de 2020, organizadas de forma simplificada, esta solenidade seguiu os ritos e formalidades das formaturas oficiais, com a mesa de autoridades composta por representantes da Reitoria, do Campus, de órgãos de classe e coordenadores de curso. Contou também com servidores homenageados, paraninfos e patronos. Do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), esteve presente o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Daniel Kandler Signori, Diretor Regional da Inspetoria do CREA-SC em Joinville.

 

 

 

Confira abaixo as demais informações sobre os eventos:

10h – Turma Oswaldo Cruz (in memorian)

Juramentista: Luana Cristina Hoepers
Oradora: Kallyne Melo Silveira
Patrona: Profa. Silvia Lopes de Sena Taglialenha
Paraninfo: Prof. Diego Santos Greff

Professor homenageado do curso de Ciência e Tecnologia: Diego Alexandre Duarte
Professor homenageado do curso de Eng. Automotiva: Modesto Hurtado Ferrer
Professor homenageado do curso de Eng. de Transportes e Logística: Christiane Wenck Nogueira Fernandes
Professor homenageado do curso de Eng. Mecatrônica: Tatiana Renata Garcia
STAE homenageado: Luciana Reginato Dias

15h – Turma Santos Dumont (in memorian)

Juramentista: Ana Carolina de Simone Garcia
Oradora: Bruna Leticia Tavares
Patrono: Prof. Marcos Alves Rabelo
Paraninfo: Prof. Rafael Gigena Cuenca

Professor homenageado do curso de Eng. Aeroespacial: Talita Sauter Possamai
Professor homenageado do curso de Eng. Civil de Infraestrutura: Helena Paula Nierwinski
Professor homenageado do curso de Eng. Naval: Thiago Pontin Tancredi
STAE homenageado: Luciana Reginato Dias

Além das homenagens acima, três formandos foram contemplados com a “Láurea Acadêmica”, medalha e diploma concedidos pela Universidade aos estudantes que obtenham maiores Índices de Aproveitamento, sem reprovações e que não tenham sofrido sanção disciplinar durante o curso. Os laureados da turma de 2020.1 foram Luis Felipe de Oliveira Riva, do curso de Engenharia Aeroespacial, Victor Hugo Duarte de Andrade, do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, e Adolfo Steiner da Silva, do curso de Engenharia Mecatrônica.

Os eventos foram transmitidos pelo canal da UFSC Joinville no YouTube. Mais de 500 pessoas acompanharam ao vivo as cerimônias e puderam deixar mensagens aos formandos e homenageados por meio do chat. As gravações ficarão disponíveis no canal para quem quiser ver ou rever este momento tão especial para a Universidade.

O professor Diego Greff, diretor do Campus de Joinville e paraninfo da turma Oswaldo Cruzressaltou em seu discurso a importância de seguir aprendendo: ”O aprendizado nunca para, nunca cessa,  faz parte da vida e deve ser eterno, eterno como a existência de cada um. […] e gostaria de lembrar que vocês fizeram parte da construção do que é hoje o Centro Tecnológico de Joinville, com esta missão maravilhosa na região norte do nosso estado,  de levar o ensino, a educação, a pesquisa e a extensão, públicas e de qualidade, e dentro do possível, acessíveis ao maior número de pessoas, nesta comunidade e neste país que tanto necessitam”.

Ao todo, a UFSC Joinville formou 69 novos engenheiros e bacharéis referentes ao primeiro semestre de 2020. O Campus deseja aos recém-formados sucesso e alegrias em suas vidas profissionais e pessoais, e ressalta que estará sempre de portas abertas para novas parcerias.


Comunicação Institucional – UFSC Joinville