Bacharelado em Ciência e Tecnologia obtém nota máxima na avaliação do MEC

01/06/2023 15:23

O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Cientec) do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve nota máxima, conceito 5, como resultado do processo de renovação de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC), feito em maio. Esse processo ocorre de forma periódica, de acordo com o ciclo avaliativo que tem como referência as avaliações trienais de desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na primeira avaliação do curso, em 2014, a nota era 4.

Para o processo de renovação de reconhecimento de curso são consideradas três dimensões: organização didático-pedagógica (que considera as políticas institucionais no âmbito do curso, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, metodologia, estágio curricular supervisionado, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, etc); perfil do corpo docente (relativo ao núcleo docente estruturante, colegiado dos cursos, atuação das coordenações, titulações, produção científica dos docentes, etc); instalações físicas (examinando itens como espaços de trabalho para docentes, salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc).

A coordenadora do curso de Cientec, Andrea Holz Pfutzenreuter, celebra a conquista da nota máxima: “nós, enquanto coordenadores, estamos muito felizes em receber este reconhecimento de qualidade de curso. É uma conquista que celebra a potencialidade da formação em ciência e tecnologia. Celebra o engajamento dos estudantes em serem sempre melhores, a preocupação docente em se qualificar com pesquisas e extensões, refletindo no ensino. Celebra também o apoio dos servidores da UFSC, a qualidade do Campus de Joinville e sua infraestrutura, que fazem acontecer o nosso dia a dia. O resultado foi possível também por conta da equipe de terceirizados, que cuida do nosso bem estar. É um trabalho conjunto de muita garra e determinação. O Cientec é um curso de oportunidades e de grandes conquistas. Com certeza, uma formação profissional que atende a evolução do mercado.”

Para saber mais sobre o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, clique aqui.

Tags: MECNota máxima 5