Curso de extensão: Introdução ao Matlab para engenharia – Inscrições abertas

24/05/2023 10:05

O Matlab é um software interativo de alta performance voltado para cálculos científicos e de engenharia. O Matlab é bastante versátil em cálculos matemáticos, modelagens e simulações, análises numéricas, visualizações gráficas, desenvolvimento de algoritmos, etc. Desta forma, o objetivo deste curso é capacitar novos usuários do software com conhecimentos que lhes permitam utilizar de forma autônoma esta poderosa ferramenta computacional utilizada mundialmente por estudantes, engenheiros e cientistas em universidades, institutos de pesquisa e na indústria.

O curso, que é parte de um projeto de extensão, será ministrado presencialmente, é aberto a toda comunidade que deseja desenvolver trabalhos computacionais nas áreas de engenharia e que pretendam aprofundar competências na utilização do software Matlab.

Para se inscrever basta enviar solicitação de participação no curso para o e-mail (vagas limitadas). As inscrições são de 23 de maio a 28 de maio de 2023.

A carga horário do curso é de 12 horas e acontecerá no período de 29 de maio a 14 de junho de 2023, às segundas e quartas-feiras das 18h às 20h na UFSC Joinville.

O conteúdo do curso será:
– Introdução ao Matlab;
– Apresentação dos principais comandos e funções;
– Operações e funções matemáticas;
– Operações com vetores e matrizes;
– Operadores relacionais, lógicos e controle de fluxo;
– Análise, importação e exportação de dados;
– Geração de gráficos bidimensionais e tridimensionais;
– Solução de sistemas de equações;
– Métodos numéricos;
– Programação em Matlab.