Alunos da UFSC Joinville ganham prêmio latino-americano sobre microssimulação de tráfego

22/12/2022 15:04

Os alunos Fernando dos Santos e Michel Madeira, do curso de Engenharia de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville,  ganharam o primeiro lugar em um concurso latino-americano sobre microssimulação de tráfego, organizado pela PTV Group Americas, empresa de desenvolvimento de software.

Orientados pelo professor Helry Dias, o trabalho denominado Transformando Minha Cidade com Microssimulação utilizou o microssimulador de tráfego da PTV Vissim para propor uma melhoria de infraestrutura na região de fluxo rodoferroviário na frente do terminal de ônibus do Itaum, em Joinville. Foi proposto um viaduto para melhoria do fluxo, por meio do qual a linha férrea acaba influenciando minimamente a rede. O prêmio foi resultado da detalhada simulação, somada à representação dos elementos da rede e análises presentes no relatório técnico construído.

O projeto foi realizado em cerca de dois meses para a entrega à banca avaliadora. Michel conta que já havia tido experiência em simulação devido ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o que facilitou o andamento do projeto. “Não fizemos preparação específica para o concurso, mas eu diria que o nível de exigência ao qual somos submetidos no decorrer da graduação foi o que nos preparou”, relata.

O modelo final contou com recursos avançados do software, como a programação em python, coordenando objetos 3D dentro do modelo, entre outros recursos que foram solicitados pela comissão avaliadora. As tecnologias de coleta de dados de fluxo de tráfego, por meio de imagens em altíssima resolução coletadas por drone e algoritmos computacionais de contagem volumétrica, direcional e classificatória de fluxo, foram utilizadas para alimentar o simulador.

Esta foi a primeira vez que a UFSC Joinville submeteu um trabalho para premiação e, mesmo sabendo que as outras equipes que competiam tinham mais experiência, a expectativa ainda era grande. “Foi uma alegria e uma surpresa. Conseguimos fazer um grande trabalho e levar o nome da UFSC a essa conquista”, conta Fernando, animado com o reconhecimento. “Eu recebi várias mensagens de colegas que estavam se sentindo orgulhosos do nosso trabalho, da nossa instituição, do nosso curso, e isso realmente foi muito gratificante”, completa Michel.

Texto: Agecom/UFSC