Professor da UFSC Joinville está entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo

17/11/2021 13:48

O professor voluntário do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville, Hazim Ali Al-Qureshi,  está entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, de acordo com uma lista divulgada por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Publicada no dia 19 de outubro, esta é a terceira edição da lista, que traz outros 32 pesquisadores da UFSC e um total de 812 pesquisadores brasileiros. Os dados da última versão da pesquisa, divulgada em 2020, apontavam 14 pesquisadores da UFSC e 600 representantes do Brasil. A atualização do estudo utiliza as citações da base de dados Scopus até agosto de 2021.

O professor Hazim é membro colaborador do Programa de Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM), contribuindo desde o projeto inicial do curso, criado em 2014, bem como na orientação e coorientação de alunos, nas disciplinas e em cooperações com os demais professores do programa. Já lecionou também nos cursos de graduação do Centro.

Hazim possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Realizou cursos de pós-doutorado na Alemanha e Reino Unido e atuou por muitos anos como docente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) antes de iniciar suas atividades na UFSC, no início dos anos 2000. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais Compostos e Tecnologia de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Instabilidade plástica, materiais compostos, materiais cerâmicos, materiais de fricção, mecânica da fratura, plasticidade e processos de conformação particularmente na área aeroespacial.

O professor Rafael Catapan, coordenador da Pós-ECM, destaca a importância deste prêmio como reconhecimento aos feitos e ao brilhantismo do pesquisador: “É uma honra tê-lo em nosso programa. Espero que possamos contar com sua colaboração nas tão importantes etapas futuras de crescimento e consolidação”.

Para conferir os demais pesquisadores da UFSC citados na lista, acesse a matéria abaixo:

UFSC tem 33 pesquisadores na lista atualizada dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo

 

Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: Hazim Ali Al-QureshiPós-ECMufscufsc joinville