Unidades da Biblioteca Universitária retomam serviço de empréstimo à comunidade

28/10/2021 10:21

Seis unidades da Biblioteca Universitária da UFSC (BU) retomarão o serviço de empréstimo de acervos para toda a comunidade a partir da próxima quarta-feira, 3 de novembro, mediante solicitação e agendamento prévio para a retirada do material. São elas: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial de Araranguá (BSARA), Biblioteca Setorial de Blumenau (BSBLU), Biblioteca Setorial de Joinville (BSJOI), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BSCCJ) e Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – Medicina (BSCCSM). À medida que as demais unidades tiverem condições de realizar o atendimento, a BU atualizará a informação em seu site.

Em agosto de 2020, esse serviço passou a ser disponibilizado exclusivamente aos professores para possibilitar a preparação das aulas. Agora, a proposta é expandir para toda a comunidade, limitando o empréstimo a cinco exemplares por usuário. A solicitação se dará pelo Sistema Pergamum e deve cumprir as seguintes etapas:

1. o usuário deverá realizar a consulta pelo título desejado no Sistema;
  2. verificar a disponibilidade do mesmo (exemplares com o “tipo de empréstimo” “Normal);
  3. clicar na opção “solicitação de empréstimo” e preencher os dados solicitados para formalizar a solicitação do título desejado.

A partir disso, a biblioteca que possui o material solicitado receberá o pedido e irá providenciar a busca no acervo e a posterior reserva. Um e-mail será enviado ao usuário solicitante, informando sobre a disponibilidade do material e os procedimentos para realizar o agendamento para a retirada.

Em caso de dúvidas, a BU disponibiliza, ainda, um tutorial para realizar a solicitação do empréstimo. Ressalta-se que, para fazer o pedido, é necessário primeiramente cadastrar uma senha no Sistema Pergamum (siga o passo a passo no tutorial).

A manutenção do serviço estará condicionada à disponibilidade de servidores, equipamentos de segurança e condições de transporte, podendo ser suspenso a qualquer tempo.

Mais informações no site da BU, pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), via chat ou e-mail. Em Joinville, o e-mail de contato é: