UFSC Joinville oferece atendimento on-line em Libras

15/07/2021 10:31

Com o lançamento de seu novo site, a UFSC Joinville passou a oferecer um novo serviço aos alunos e comunidade em geral: o Atendimento on-line em Libras para pessoas surdas. Para acessar o serviço, basta que o usuário acesse o portal da UFSC Joinville e clique, na parte superior direita, no banner “Atendimento em Libras”. Ele será então direcionado para um WhatsApp web, onde será possível interagir com o intérprete de Libras, em português e/ou Libras.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Fora deste período, é possível ainda enviar um vídeo em Libras com as suas dúvidas e agendar um horário.

O atendimento inicial é realizado por um intérprete de Libras da UFSC e, quando necessário, este servidor realiza o intermédio com outros departamentos do Campus, por meio de videochamada. É comum que o usuário precise tirar dúvidas com áreas como assistência estudantil ou secretaria acadêmica, por exemplo.

Esta opção de atendimento foi possível a partir da chegada de um novo servidor ao Campus, Grahamhill Moura, intérprete formado em Letras-Libras pela própria UFSC, com certificação Prolibras reconhecida pelo MEC. O servidor atua na área da surdez há 30 anos e, além de intérprete, trabalhou como instrutor de Libras para crianças surdas e com múltiplas deficiências nas escolas bilíngues da prefeitura municipal de São Paulo.

Grahamhill comenta que, anteriormente, o site da UFSC Joinville contava com um “Avatar” que prestava um atendimento às pessoas surdas, porém, não era capaz de sinalizar todas as palavras, fazendo apenas uma “soletração”. Foi pensando nisso que o servidor e o departamento de TI do Campus elaboraram esta ferramenta de atendimento dentro do próprio site. O banner para acesso segue a identidade visual padrão para este público, o que facilita a identificação do serviço pelo usuário.

O objetivo destas iniciativas é incluir digitalmente as pessoas surdas, tornando as informações sobre o ensino e sobre as demais atividades realizadas no Campus totalmente acessíveis.

Além do atendimento por Libras, o novo site do Campus também considerou, em seu desenvolvimento, testes de alto contraste e de leitura para facilitar o acesso para pessoas com dificuldades visuais.

Comunicação Institucional – UFSC Joinville