Eficem, da UFSC Joinville, conquista primeiro lugar das Américas em competição internacional

13/07/2021 09:35

A equipe de Eficiência Energética da UFSC Joinville, Eficem, conquistou o primeiro lugar das Américas, na competição “Virtual Tech Inspection”, um dos desafios propostos na Virtual League, competição criada pela empresa multinacional Shell para as equipes que participavam da Shell Eco-marathon, suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia de COVID-19.

Para participar da inspeção virtual, os times tiveram que utilizar a criatividade para demonstrar de forma remota a adequação dos protótipos a uma série de regras técnicas e de segurança estabelecidas pela organização da prova.

Após uma acirrada competição, entre cerca de 50 equipes, o resultado foi anunciado em uma live, organizada por membros d a Shell Eco-Marathon na última quinta-feira, 08 de julho. O time Eficem, da UFSC Joinville, conquistou o primeiro lugar das Américas, seguido pela Unisabana Herons EV, da Universidad de la Sabana, na Colômbia, e da Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a equipe, o vídeo enviado impressionou os jurados pela qualidade de fabricação e estreito seguimento do regulamento e dos checklists pedidos pela Shell, em conjunto com padrões de segurança próprios do Eficem. Num cenário de pandemia em que a Universidade está com restrições a atividades presenciais, foi um grande desafio planejar, preparar o protótipo, produzir e filmar o vídeo da competição, seguindo todos os protocolos do Guia de Biossegurança da UFSC. Foram três dias de gravações, espaçados ao longo de três semanas.

Como recompensa pelo trabalho realizado, o Eficem receberá 1.500 dólares. O dinheiro será utilizado para comprar equipamentos para o laboratório que a equipe utiliza, além de peças e materiais para a fabricação de um novo protótipo.

Clique aqui para assistir o vídeo. Para saber mais sobre o Eficem, acompanhe a equipe nas redes sociais

Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: eficemshellecomarathonufscufscjoinville