Professoras da UFSC Joinville realizam palestra em evento internacional na área de Mobilidade

14/04/2021 14:30

A palestra “Como oito cidades catarinenses desenvolveram juntas seus planos de mobilidade”, apresentada pelas professoras Renata Cavion, Simone Becker Lopes e Andréa Pfützenreuter, foi uma das atrações do 9° Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável – Pluris, realizado entre os dias 07 e 09 de abril.

No evento, as docentes do Campus de Joinville, relataram a experiência da Equipe UFSC na construção e execução da metodologia do Projeto PlanMob, que auxiliou na estruturação simultânea dos planos de mobilidade em oito municípios de pequeno porte.

Elaborado e executado no período entre 2014 e 2018, o estudo contou também com a participação das professoras Christiane Wenck Fernandes e Silvia Lopes de Sena Taglialenha, e de estudantes dos cursos de Engenharia de Transportes e Logística e Engenharia Civil de Infraestrutura, da UFSC Joinville.

O PLURIS é um evento bianual que reúne pesquisadores do Brasil e de Portugal que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade; e Transportes e Planejamento Regional e Urbano. A edição de 2021 foi adaptada para o meio virtual devido às restrições sanitárias e obteve uma excelente participação de público, promovendo debates e a troca de ideias sobre a importância do tema “Mobilidade Urbana”.

O convite feito pela Comissão do PLURIS à Equipe UFSC oportunizou a divulgação do projeto em escala internacional, destacando a contribuição da Universidade à sociedade em forma de ensino, pesquisa e extensão.

Comunicação Institucional – UFSC Joinville