Professor da UFSC Joinville recebe o Prêmio Akademos de Educação, da ACIJ

03/03/2021 12:30

O professor Thiago Pontin Tancredi, doutor em Engenharia Naval e docente do Departamento de Engenharias da Mobilidade, da UFSC Joinville, foi um dos profissionais homenageados pelo Prêmio Akademos de Educação, iniciativa da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) para reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas que fazem a diferença e geram impactos positivos em instituições de ensino da região.

 

Criado há cerca de um ano, o projeto “Uma pitada de Engenharia – Divulgação científica e reflexões sobre o ensino de engenharia”, desenvolvido por Pontin, obteve a segunda colocação na categoria “Ensino de Graduação”. Cadastrado como um projeto de extensão no Campus de Joinville da UFSC, os vídeos do “Uma pitada de Engenharia” são publicados periodicamente em um canal do YouTube e abordam tanto conteúdos técnicos da engenharia, em especial na área naval, quanto temas mais gerais como discussões sobre o ensino da engenharia nas universidades.

A motivação para desenvolver o projeto, segundo o professor Thiago, veio da percepção de que a universidade estava muito fechada em suas próprias estruturas e não mais conseguia alcançar a sociedade. Em uma realidade em que os estudantes são bombardeados por um volume imenso de informações, foi necessário rever a estratégia de ensino para levar o conteúdo ao seu público-alvo. Surgiu então, a ideia do canal que traz informações e discussões, prezando por um espaço para reflexões, questionamentos e provocações para que o aluno absorva não apenas o conteúdo técnico mas também senso crítico a ser utilizado em sua vida profissional e pessoal.

Pontin destaca ainda que o objetivo do projeto é “não somente melhorar a formação dos alunos da Universidade, mas também enriquecer a formação de diversas pessoas que buscam informação e reflexão para se desenvolverem”.

Prof. Greff, representando o prof. Pontin, recebeu o prêmio do Secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

A entrega do Prêmio Akademos foi realizada na última quinta-feira, dia 25 de fevereiro. Foram reconhecidas as três melhores práticas em sete categorias, contemplando desde educação infantil, até pós-graduação. Durante a cerimônia, foi lançado o edital para a segunda edição do prêmio, que está com inscrições abertas.

Devido a restrições médicas, o professor Pontin não pôde comparecer pessoalmente à cerimônia, por isso, foi representado pelo diretor do Campus de Joinville, professor Diego Greff, que recebeu o prêmio do secretário de educação do município, Diego Calegari (foto). 

A participação presencial de alguns convidados foi possível com ocupação reduzida da capacidade do Salão Nobre Schulz, distanciamento, uso de máscara, higienização com álcool gel e aferição de temperatura. O evento também foi transmitido no canal da ACIJ no Youtube onde permanece disponível para visualização.

Comunicação Institucional – UFSC Joinville