Equipe de competição da UFSC Joinville é bicampeã do Desafio Solar Brasil

04/02/2020 11:37

A equipe de competição Barco Solar Babitonga da UFSC Joinville, criada em 2010, conquistou o bicampeonato do Desafio Solar Brasil (DSB) 2020 neste final de semana na cidade de São Francisco do Sul (SC). O desafio é uma competição nacional entre barcos movidos por fontes alternativas de energia, realizada anualmente desde 2009. A equipe foi campeã em 2014 e agora, em 2020.

A Babitonga iniciou o DSB 2020 como a única equipe a conseguir completar a prova do prólogo na categoria catamarã. Nos quatro dias seguintes a equipe manteve o melhor desempenho entre os competidores, terminando as provas em primeiro lugar, ou empatada com outras equipes, oriundas dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Pará.

Dez equipes se inscreveram no DSB 2020, formadas principalmente por estudantes de engenharia,  e tiveram suas embarcações inspecionadas por engenheiros navais, fazendo testes nas áreas naval, elétrica e de segurança.

A Equipe Babitonga, coordenada pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto, utilizou inovações com várias peças impressas com tecnologia 3D e nanotecnologia nos painéis solares para aumentar sua eficiência, conforme explicou a capitã da equipe, Carolaini Assis, estudante de Engenharia Civil de Infraestrutura.

Outro diferencial da equipe foi testar seu catamarã antes da competição, saindo de Joinville e navegando por quatro horas até chegar no centro histórico de São Francisco do Sul, quando foi possível testar a embarcação, os painéis solares e as baterias.

Desafio Solar Brasil (DSB) 2020 na mídia:

Mais informações sobre a Equipe Barco Solar Babitonga.

Comunicação Institucional UFSC Joinville
Fotos: Divulgação Barco Solar Babitonga.