Colaboração entre UFSC Joinville e Universidade do Texas na área de Engenharia Aeroespacial

Nos meses de junho e julho, o Professor Eduardo de Carli desenvolveu uma missão de trabalho da Universidade Texas A&M – TAMU.

Esta missão faz parte da colaboração estabelecida entre a UFSC, UnB e TAMU através do edital do CNPQ de pesquisador visitante especial do Ciências Sem Fronteiras, que contempla principalmente a visita anual à UFSC do professor Sharath Girimaji, do departamento de engenharia aeroespacial do TAMU. Além do Prof. de Carli, esta colaboração conta com a participação do prof. Diogo Siebert, prof. Juan Pablo Salazar e prof. Emerich.

Este projeto tem como objetivo final a otimização de propulsores a plasma cujo desenvolvimento é essencial para viagens espaciais interplanetárias, sendo tal atividade realizada por meio da criação de uma ferramenta para simulação de jatos de plasma no vácuo. Esta ferramenta será crucial no aprimoramento de propulsores, haja vista que o desenvolvimento destes dispositivos é realizado atualmente somente de forma experimental.

Os participantes do projeto ressaltam que apesar do projeto ter foco na propulsão elétrica, o simulador desenvolvido poderá ser aplicada para o entendimento da física de descargas elétricas e arco voltaico, o que poderá alavancar pesquisas nas áreas de solda, disjuntores, reações químicas à plasma, dentre várias outras. Ainda como parte desta colaboração, está confirmada a vinda em 2016 do aluno de doutorado Steven Anderson que ficará 6 meses na UFSC/Joinville.

A missão de trabalho do Prof. de Carli contou com a apoio financeiro da Agência Espacial Brasileira e da UFSC.