UFSC Joinville

Histórico

A participação da UFSC no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), em 2008, permitiu de forma significativa a oferta de novos cursos e vagas. Com recursos deste programa, a UFSC criou e instalou em 2009, os novos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Inaugurado no dia 4 de agosto de 2009, o Campus da UFSC em Joinville funcionou até dezembro de 2011 nas instalações físicas da Universidade da Região de Joinville (Univille), ao norte do município. A partir de 2012, com a necessidade de uma estrutura maior, o Campus de Joinville passou a funcionar em prédios alugados localizados no bairro Santo Antônio, situação que se mantém até o presente momento.

O Campus permanente está sendo planejado para um terreno doado pelo governo do Estado de Santa Catarina e pelo município de Joinville, localizado no Km 51/52 da BR 101, região sul do município de Joinville.

Estrutura Organizacional

O Campus de Joinville, definido como Campus Fora de Sede de acordo com a Portaria Normativa Nº 40/MEC, de 12 de dezembro de 2007, foi formalmente incorporado ao Estatuto e Regimento da UFSC em 2016.  É administrado localmente por uma Diretoria de Campus e por uma Diretoria Administrativa de Campus. Sua estrutura comporta atualmente uma única Unidade Universitária, o Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) e uma única subunidade Universitária, o Departamento de Engenharias de Mobilidade (EMB).

O CTJ é uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão, que destina-se à formação de profissionais, tanto em nível de bacharelado como de engenharia, de alta competência técnica e gerencial, com foco no desenvolvimento de sistemas técnicos no campo veicular (automobilístico, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo, espacial e mecatrônica) e no estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte. Doravante deverão ser integrados outros conhecimentos ao Campus Joinville para responder as necessidades nas áreas ambiental, social, econômica, humana, de urbanismo, de informação e de fundamentos em física, química, biologia e matemática.

 

Missão do Campus Joinville

O Campus Joinville é parte integrante da UFSC e, como tal, deve considerar a missão da UFSC como referência para seu próprio desenvolvimento. A missão da UFSC é “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida”. Baseando-se nos seguintes valores: acadêmica e de qualidade; ousada; culta; atuante; internacionalizada; livre; autônoma; democrática e plural; bem administrada e planejada; saudável; responsável. Visa ser uma universidade de excelência.

 

Infraestrutura

O Campus de Joinville da UFSC está localizado no bairro Santo Antônio em uma área alugada.

A infraestrutura está distribuída em cinco blocos: Bloco A (Rua Presidente Prudente de Moraes): salas de aula, auditórios, laboratórios de informática, setor de tecnologia da informação, biblioteca e assistência estudantil. Blocos B e C (Rua João Volgelsänger): laboratórios de pesquisa e extensão e laboratórios de ensino. Bloco D(Rua Dr. João Colin): laboratórios. Bloco E – prédio sede (Rua Dr. João Colin): direção, coordenações de cursos, secretaria acadêmica, salas de professores, setores administrativos, salas de aula, laboratórios de ensino, pesquisa e extensão.

Há também um restaurante universitário, contratado sob licitação, que funciona em prédio próprio à rua Almirante Jaceguay.

A UFSC possui um terreno na zona sul de Joinville de área 1.181.190,07 m² onde deverão ser construídos os prédios para instalação permanente do Campus Universitário da UFSC em Joinville.