02/12 Dia da Astronomia

Na última quarta-feira (02/12) comemoramos no Brasil o Dia da Astronomia. Não por acaso, é o dia do aniversário de Dom Pedro II, grande admirador da ciência e responsável pela criação do Observatório Nacional.

Para não deixar este dia passar em branco, pedimos para o Professor Helton S. Gaspar, Doutor em Astronomia e docente do nosso curso de Engenharia Aeroespacial, algumas dicas de filme e livro para quem se interessa pelo assunto:

Livro: “Ombros de Gigantes” (Jane Gregorio-Hetem; Anibal Hetem Júnior)

Ombros de gigantes

Em formato de história em quadrinhos, o livro promove o aprendizado de conceitos básicos de física e história da ciência com o intuito de estimular a popularização da astronomia. Em ‘Ombros de Gigantes’ são apresentadas as ideias de Aristarco e Eratóstenes, na antiga Grécia, além de passagens das vidas de três astrônomos – Johannes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton. O leitor também poderá encontrar relatos de alguns momentos da astronomia no Brasil. Os fatos históricos são narrados em ordem cronológica, enfatizando o aspecto humano dos personagens, sem perder de vista a abordagem científica. Assim, os personagens são apresentados em locais públicos, conversando com amigos e exercendo sua profissão por meio de aulas, publicações e palestras.

Filme: “October Sky (O Céu de Outubro)”  

Octobetrskyposter

Baseado no livro “Rocket Boys“, de Homer Hickam: No final dos anos 50, um adolescente vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem da ideia e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre. A história aborda ainda a corrida espacial, assunto que  relaciona a astronomia com o enfoque do nosso curso de Engenharia Aeroespacial.

Clique aqui para ver o trailer.